Apesar da prisão há mais 100 dias, em Curitiba, o Luís Inácio Lula da Silva cresceu na preferência do eleitorado para presidente da República, segundo a pesquisa da Vox Populi, contratada pela CUT – Central Única dos Trabalhadores e divulgada nesta quinta, 26. Os dados foram coletados entre 18 e 20 de julho de 2018.
Na estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula passou de 39% para 41% das intenções de voto, em comparação com a rodada da mesma pesquisa divulgada em maio passado.
Diferente de outras pesquisa, a Vox Populi não fez simulações de cenários com a opinião do eleitor sem o nome de Lula.
Segundo a pesquisa, Lula venceria no primeiro turno pois a soma dos outros candidatos alcançaria apenas 29%
No segundo lugar, com praticamente um terço das intenções de votos de Lula, está o deputado Jair Bolsonaro (PSL), que se manteve com 12%; seguido por Ciro Gomes (PDT), que alcançou 5%. Marina Silva (Rede) caiu de 6% para 4%, empatando com Geraldo Alckmin (PSDB), que também registrou apenas 4%.
Leia Também
Manuela D’Ávila (PC do B) e Álvaro Dias (Podemos) têm cada um 1% das intenções de votos.
Os entrevistados que disseram que irão votar em outros candidatos atingiu 2%. O percentual dos que não vão votar em ninguém, brancos e nulos totalizou 18% e não sabem ou não responderam, 12%.
Metodologia
Esta pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 17/07/2018 e protocolada sob o número BR-02205/2018 e foram entrevistadas 2000 pessoas, em 121 municípios. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.
Segundo a pesquisa, Lula foi o melhor presdiente que o país já teve. Em segundo aparece, Fernando Henrique Cardoso.