PUBLICIDADE
Concursos

Previsto para setembro, cronograma de concurso da educação de Goiás avança para mais de 5 mil vagas

Com previsão de insrições para setembro, o concurso público da educação de Goiás avança no cronograma. De acordo com o governo, as provas devem ser realizadas no último trimestre deste ano. No total, serão 5.050 vagas para todas as áreas do conhecimento e atuação em todo o Estado.

Conforme o cronograma de realização do certame até junho deve ser contratada a Banca Executora, nos meses de julho e agosto devem ocorrer a elaboração e publicação do Edital e, a partir de setembro, virão as inscrições e a realização das provas. O resultado final está previsto para o início de 2023, no mês de fevereiro.

PUBLICIDADE

Maior concurso em mais de uma década

Este será o maior concurso público realizado na Educação estadual nos últimos 12 anos. E vai suprir vagas que são oriundas do aumento de demanda da rede. Em 2019 foi feito o chamamento de 500 professores aprovados no concurso realizado em 2018 e que, ainda, não tinham sido chamados.

PUBLICIDADE

A partir de 2020, a Secretaria da Educação de Goiás começou a fazer todo o levantamento interno de necessidade de vagas para a elaboração de um novo concurso público. Em 2021 foi criada uma comissão que passou a se reunir semanalmente para definir como seria o certame.

Leia Também

Em agosto de 2021 foi fechado o quantitativo de vagas por áreas de conhecimento a serem ofertadas. O processo seguiu, então, para a análise das demais pastas da administração estadual. Após todos os trâmites, no final de 2021, o concurso da Educação foi autorizado.

PUBLICIDADE

A rede estadual

O concurso do Governo de Goiás para a contratação de professores para as escolas públicas estaduais é realizado por meio das secretarias de Estado da Educação (Seduc), da Administração (Sead), da Economia, e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Os professores aprovados integrarão a rede pública estadual que, atualmente, conta com 1012 unidades escolares e atende 510 mil estudantes do Ensino Fundamental, sobretudo do 6º ao 9º ano, do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos, além do Ensino Especial.

São 40 coordenações regionais de Educação que alcançam e contemplam os 246 municípios goianos e seus distritos. Os novos professores efetivos das escolas estaduais encontrarão novas escolas, escolas reformadas, reequipadas e preparadas para os desafios do século 21.

A rede estadual de Goiás, 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), recebeu, desde 2019, recursos que chegam a R$ 3,7 bilhões, bastante significativos para os avanços na gestão das escolas e, principalmente, na consolidação de políticas públicas estruturantes para a melhoria da Educação com vistas à formação para a vida. Para o Governo de Goiás a Educação pública estadual é prioridade.

Leia também:

Redação do Blog

Posts recentes

Lei de deputado goiano sobre economia criativa é aprovada no Senado

O Plenário do Senado aprovou o uso de recursos dos fundos constitucionais de financiamento regional…

% dias atrás

Senador goiano Vanderlan Cardoso é eleito vice-presidente da CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado elegeu o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO)…

% dias atrás

Caiado defende anistia para condenados por 8 de janeiro

Em ato na em São Paulo que reuniu sete governadores e milhares de manifestantes pediram…

% dias atrás

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Os contribuintes têm três opções para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025: pelo programa para…

% dias atrás

Consignado CLT: saiba os cuidados na hora de contratar um empréstimo

Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da…

% dias atrás

FGV reconhece trabalho do Governo de Goiás na formação de professores da Rede estadual

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, reuniu-se na quinta-feira (03/04) com o diretor-geral da Fundação…

% dias atrás