O espaço localizado no setor Marista, em Goiânia, será palco do lançamento da versão impressa do livro “A Gargalhada de Sócrates”, do escritor mato-grossense radicado em Goiás Nelson Moraes. Eleito um dos dez melhores romances de 2018, segundo votação feita pela Revista Bula, a obra mistura humor e suspense
Apontado como um dos dez melhores romances de 2018, segundo votação promovida pela Revista Bula com 1,2 mil leitores, o livro “A Gargalhada de Sócrates”, do escritor mato-grossense radicado em Goiás Nelson Moraes Alves – lançado pela Amazon em versão e-book, em novembro do ano passado – ganha agora uma edição impressa, independente e com tiragem limitada, cujo lançamento será no próximo dia 19 (terça-feira), às 18h30, no Velvet36 Rock’n Roll Bar, no Setor Marista, em Goiânia. A publicação no formato físico atende a pedido dos próprios leitores, tanto aqueles que já conheceram a obra na plataforma digital, como os que já conferiram a repercussão do livro, mas não têm familiaridade com a leitura em equipamentos digitais.
O autor receberá o público para uma noite de autógrafos e um bate-papo sobre a obra, que traz a narrativa de um romance policial em tom de sátira e que se passa no século 4 a.C, misturando humor e suspense em uma paródia estilística sobre os últimos dias de vida de Sócrates, o mais expoente filósofo da Grécia antiga.
De maneira bem humorada e intrigante, Nelson Moraes usa fatos reais para sedimentar o relato feito pelo satirista Aristófanes, um dos principais críticos das ideias de Sócrates, a seu filho Filipos sobre os diálogos que manteve com o filósofo grego. A trama tem como eixo central uma situação então inimaginável de dois personagens antagônicos, Sócrates e Aristófanes, que se unem para desvendar uma série de assassinatos brutais de filósofos em Atenas.
Tudo isso ocorre em meio ao cárcere de Sócrates, que havia sido condenado à pena de morte por influenciar os jovens da época com suas ideias. Enquanto ele aguardava pela execução da pena capital, seu crítico mais contumaz o visitava na prisão para tentar entender, com o pensador, como ele mesmo, Aristófanes, foi envolvido nas cenas dos crimes.
Leia Também
A filosofia e o pensamento crítico, claro, estão presentes na obra de Nelson Moraes. São o pano de fundo para despertar no leitor alguns questionamentos que, assim como naquela época, nos levam a refletir sobre o papel do Estado na sociedade, os prejuízos da corrupção, o sentido da vida e dos relacionamentos. “Esse é um livro em que o leitor questiona suas certezas o tempo todo. Minha intenção foi justamente despertar nas pessoas essa discussão, mais atual do que nunca, sobre o espírito crítico de uma época. Por isso, escolhi as figuras de Sócrates e Aristófanes, porque naquele tempo, cada um ao seu modo, já fazia indagações em torno da realidade da vida e do Estado”, diz o autor.
Teatro
Editor do site República dos Bananas e ex-editor das revistas Playboy e VIP, o escritor e jornalista Edson Aran aprovou o livro e até propõe uma adaptação para o teatro. “Gostei muito. A estrutura em diálogos parodiando, os textos gregos de filosofia são um grande achado, porque também conversam com o teatro… No palco, com bons atores, aquele ótimo texto vai ficar muito bom”, sugere Edson.
Disponível atualmente em formato digital, na plataforma Kindle, A Gargalhada de Sócrates, além de figurar entre os 10 melhores romances de 2018, segundo votação promovida pela Revista Bula, também foi considerado um dos 20 melhores livros do ano passado.