O setor Solar Central Park, nas proximidades da Cidade Administrativa recebe no ínicio de 2021 o Anfiteatro Municipal de Aparecida. O local terá estrutura própria para sediar diversos tipos de eventos como festivais, teatros, encontros artísticos e culturais, workshops, seminários, convenções e formaturas.
O local tem 2,1 mil m² de área edificada com piso superior e inferior, acessibilidade total, sistema de iluminação e sonorização especial, elevador, palco, camarim, plateia com 600 poltronas, galeria, halls e estacionamento. “Será um anfiteatro moderno e bem estruturado para fomentar nossa cultura regional. Um equipamento público que servirá de modelo para outros municípios e que estará à disposição da população de Aparecida. O espaço será palco de importantes eventos em nossa cidade”, diz o prefeito do município, Gustavo Mendanha.
Mendanha destaca os diferenciais físicos do Anfiteatro Municipal, cujo novo projeto estrutural contempla modernos sistemas de iluminação, sonorização acústica e acessibilidade. “Com esse importante equipamento público, Aparecida vai entrar na rota de grandes espetáculos tanto nacionais quanto internacionais”, projeta o candidato à reeleição enfatizando que o objetivo da instalação é a promoção do lazer e diversão das pessoas que vivem na cidade. “Com o Anfiteatro pronto e recebendo atrações culturais de todos os tipos, o aparecidense não precisará se deslocar para a capital para assistir a uma peça teatral, a um show ou mesmo para realizar reuniões e convenções”, sublinhou.
Além de atrair grandes espetáculos para o Anfiteatro Municipal, Gustavo quer tornar a produção cultural de Aparecida conhecida nacionalmente, divulgando os produtos dos artistas locais em feiras, festivais e mostras nacionais e internacionais. Esse projeto consta do plano de governo do candidato, assim como a criação de programas de estímulo ao cooperativismo entre artistas e produtores. Para apoiar os talentos da cidade, o candidato à reeleição como prefeito já planeja criar também o selo Aparecida de incentivo cultural. Essa iniciativa visa premiar empresas e empresários que investem na cultura aparecidense.
Gustavo, que tem bom relacionamento com a comunidade científica, quer estimular e garantir pesquisas acadêmicas sobre a cultura local de Aparecida. O candidato também anuncia em seu plano de governo o estabelecimento de convênios com as universidades para capacitação de agentes culturais, promoção de projetos de extensão na comunidade, criação de grupos de estudo e pesquisa, e para a produção de material didático na área da cultura e das artes. “Tenho a intenção ainda de construir um memorial para o cantor Leandro, irmão do Leonardo, no nosso Anfiteatro. Sua mãe tem uma obra social importante em nossa cidade e a família merece esse reconhecimento, pois Leandro foi um grande nome da nossa cultura sertaneja”, pontuou ainda o gestor.