Cultura

Claque Cultural entra na reta final para inscrições de artistas

Claque Cultural entra na reta final para inscrições de artistas
Claque Cultural entra na reta final para inscrições de artistas

Artistas goianos têm até o dia 14 de maio para se inscrever no Claque Cultural, projeto realizado pelo Governo de Goiás e Sesc, que vai movimentar o cenário artístico com cerca de 1.200 apresentações gratuitas em seis cidades goianas e também na Bahia. As inscrições estão abertas no site www.simplificacultura.sescgo.com.br e contemplam diversas áreas culturais: música, artes cênicas, artes visuais, literatura e audiovisual.

A avaliação e classificação das propostas serão realizadas de 15 de maio a 15 de junho. De 16 de junho a 6 de julho será feita a análise documental. O resultado está previsto para 7 de julho. A novidade desta edição é a criação do Polo de Circulação Nacional, levando apresentações goianas para unidades do Sesc na Bahia.

Com um investimento de R$ 23 milhões, a iniciativa amplia o acesso à cultura e fortalece a economia criativa nos municípios por onde passa, com a contratação de artistas, equipes técnicas, estruturas de eventos e impacto direto nos setores de hospedagem e alimentação. As apresentações ocorrerão entre agosto de 2025 e março de 2026.

O governador Ronaldo Caiado destaca o ineditismo na realização desse evento, tanto na grandiosidade como na valorização do artista da terra. “É a maior maratona que se tem no país hoje. Não tem nada comparável com isso que está sendo feito em Goiás. Antes o dinheiro era gasto para contratar artistas de fora. Agora fizemos esse investimento aqui dentro do Estado mesmo”, disse o chefe do Executivo goiano.

A curadoria dos espetáculos é feita pelo Sesc Goiás, que reforça o compromisso com o desenvolvimento cultural do estado. “Somos a entidade privada que mais investe em cultura dentro do Estado de Goiás”, destaca Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás. Para ele, o Claque tem impacto direto na sociedade: “Achamos importante porque a cultura tem fator multiplicador. Além das pessoas que participam conosco, entregando a cultura, tem o público que assiste todas as atividades gratuitamente e isso tem valor imensurável”.

Leia Também

Fotos: Secom/Retomada


Leia mais sobre: / / Cultura

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares

Recomendado Para Você