PUBLICIDADE

Governo de Goiás abre inscrições para 20 editais de auxílio à cultura da Lei Aldir Blanc

Secult abriu processo seletivo para 20 novos editais de Emergência Cultura da Lei Aldir Blanc. (Foto: Divulgação / Secult)

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) abriu o processo seletivo para 20 novos editais de Emergência Cultura da Lei Aldir Blanc, nesta terça-feira (27). As inscrições para os projetos culturais que podem receber o benefício vão até dia 24 de agosto e podem ser feitas no site do Mapa Goiano.

Para receber o benefício, é necessário que o trabalhador cumpra os seguintes requisitos: morar em Goiás há pelo menos um ano; trabalhar na área cultural; e não possuir emprego formal há um ano.

PUBLICIDADE

Segundo a Secult, o valor do auxílio pode variar de uma área para outra e também irá depender de cada projeto apresentado. Em média, serão R$ 40 milhões em recursos distribuídos que irão abranger cerca de 2.500 projetos do segmento cultural.

”A gente construiu os novos editais da lei escutando todos os segmentos e entendendo qual o potencial de cada um. Temos um montante que precisamos distribuir em toda essa indústria da cultura goiana. Pensamos em 20 editais para tentar alcançar todos”, disse o secretário da Secult, César Moura.

PUBLICIDADE

De acordo com a pasta, os projetos serão focados nas tradições do “saber goiano”. As propostas podem ser feitas por um artista ou por grupo, como é o caso de festivais, mas depende de cada edital. O artista circense, por exemplo, pode organizar um workshop, assim como um cantor pode realizar uma live.

Leia Também

Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural foi criada pelo governo federal com o objetivo de auxiliar trabalhadores e espaços culturais brasileiros neste período de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19.

PUBLICIDADE

No ano passado, a Secult lançou três editais da Lei Emergencial que beneficiaram mais de 1.530 projetos em Goiás em que a maioria deles já está em execução.

Segmentos contemplados

Leia também:

Categorias: Cultura Destaques
Leonardo Calazenço: