A cultura goiana ganha os palcos da Bahia na 3ª edição do Claque Cultural, a maior maratona de arte e cultura do país, realizada pelo Governo de Goiás e o Serviço Social do Comércio em Goiás (Sesc GO). Em formato inédito, o evento atravessa as fronteiras do estado e chega em cidades baianas de 30 de janeiro a 31 de março de 2026. Com o apoio do Sesc da Bahia, a iniciativa vai levar música, teatro, dança e arte circense produzida em Goiás para Alagoinhas, Feira de Santana, Jacobina, Porto Seguro, Salvador e Santo Antônio de Jesus.
Entre as atrações do Claque que vão se apresentar na Bahia, estão Heróis de Botequim, Mr. Gyn, Débora de Sá, Marcelo Maia, Nila Branco e Sillas Rodrigues, além de outros artistas e grupos representativos da cena cultural goiana. Ao todo, 35 artistas e grupos sobem ao palco das unidades do Sesc nos municípios contemplados, com programação distribuída entre janeiro, fevereiro e março deste ano, divulgada no perfil @claquecultural do Instagram.
“Essa é uma oportunidade única para os artistas goianos mostrarem a riqueza da nossa produção cultural e conquistarem novos públicos, ao mesmo tempo em que projetam Goiás como referência nacional para a cultura e o turismo. Com a parceria do Sesc Goiás e o apoio do Sesc Bahia, o governador Ronaldo Caiado criou uma importante vitrine para os talentos goianos e para o estado de forma geral”, destaca o secretário de Estado da Retomada, César Moura.
Para o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro, o projeto amplia o alcance e fortalece conexões entre estados. “Essa parceria entre o Governo de Goiás e a Federação do Comércio de Goiás e da Bahia consolida o Claque como uma importante iniciativa, promovendo o encontro entre artistas e públicos dos dois estados, ampliando diálogos e oportunidades para o setor cultural”, destaca.
O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, ressalta a integração entre as instituições envolvidas na realização do projeto. “As equipes do Governo de Goiás, do Sesc Goiás e do Sesc Bahia estão atuando de forma integrada para entregar ao público uma programação de excelência que, com certeza, trará excelentes resultados e será inspiração para outras edições”, afirma.
Leia Também
“Para o Sistema Comércio Bahia, é motivo de grande satisfação integrar essa parceria inédita, que reafirma o papel do Sesc como uma rede nacional de promoção da cultura e do encontro entre diferentes territórios. Receber artistas goianos em nossos equipamentos, na capital e no interior do estado, é ampliar diálogos, fortalecer a diversidade cultural brasileira e oferecer ao público baiano o acesso gratuito a uma programação qualificada, sensível e plural”, ressalta o presidente do Sistema Comércio Bahia, Kelsor Fernandes.
Maior maratona cultural do país
O Claque Cultural, realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, e do Sesc Goiás, tem como propósito fomentar o cenário artístico, fortalecer a economia criativa e consolidar Goiás como referência em ações culturais inclusivas e de impacto social, beneficiando milhares de pessoas. Nesta edição, com investimento superior a R$ 21 milhões, o projeto promove mais de 1,2 mil apresentações, envolvendo cerca de 900 artistas. Em Goiás, as apresentações ganharam palco nas cidades de Goiânia, Anápolis, Morrinhos, Alto Paraíso, Jataí, Caldas Novas e Jussara.
De forma inédita, o Claque Cultural ampliou sua atuação com a criação do polo de circulação nacional e tem encerramento previsto para o dia 31 de março de 2026, com apresentação teatral em Porto Seguro (BA). Além do impacto cultural, ao levar a arte goiana para outro estado e ampliar as oportunidades de conexão dos artistas com novos públicos, a iniciativa fortalece a economia dos municípios por onde passa, com destaque para a contratação de estruturas locais e os reflexos positivos nos setores de alimentação, transporte e hospedagem.
Fotos: Retomada e Sesc Goiás
Leia mais sobre: Cultura / Cultura
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares