Educanto retoma sua série de shows de Maria Eugênia, Luiz Chaffin e Edilson Morais em escolas públicas de todo o estado – esta semana serão cerca de 1.500 estudantes, o público da turnê
Um dos mais abrangentes projetos culturais de Goiás, o Educanto deve chegar a mais de 1.500 estudantes e educadores, entre os dias 3 e 7 de novembro
Após percorrer dezenas de escolas públicas em todo o estado, o Projeto Educanto retoma sua circulação em novembro, reafirmando sua dimensão e relevância cultural. A cantora Maria Eugênia e os músicos Luiz Chaffin e Edilson Morais seguem à frente desta iniciativa que alia música, educação e identidade cultural. Entre os dias 3 e 7 de novembro, o trio realiza novas apresentações gratuitas em quatro cidades goianas: Águas Lindas (03/11, 15h, CEPI Juscelino Kubitschek de Oliveira), Santa Rosa (04/11, 9h30, Colégio Estadual Santa Rosa), Araçu (06/11, 9h30, CEPI Hermógenes Coelho) e Ouro Verde (07/11, 19h, Colégio Estadual Roque Romeu Ramos).
As apresentações fazem parte da quarta edição do projeto, que percorre 29 municípios de Goiás com 32 shows gratuitos, aproximando crianças e adolescentes de suas raízes culturais e da Música Popular Brasileira (MPB). Nessa etapa, mais de 1.500 estudantes e profissionais da educação, com idades entre 11 e 18 anos, serão contemplados.
Música e aprendizado nas escolas
Aprovado pelo Programa Goyazes, do Governo de Goiás, com patrocínio da Equatorial, o Educanto alia espetáculo musical e material didático. Antes de cada show, as escolas recebem as letras, os repertórios e contextualizações das músicas que serão apresentadas, o que permite aos professores preparar os alunos para participarem ativamente da experiência.
Leia Também
Para Maria Eugênia, o projeto reafirma o papel da arte como ferramenta de formação humana “O Educanto é educação com canto. Mostrar que a arte pode ser uma aliada da formação das pessoas. Como diz Milton Nascimento, ‘o artista tem que ir aonde o povo está’, e é isso que temos feito, com o apoio de tantas instituições e empresas comprometidas com a cultura.”
O repertório mescla clássicos da MPB e composições de artistas goianos, estimulando o reconhecimento da cultura regional e o sentimento de pertencimento entre os estudantes.
Histórico e impacto
Criado em 2022, o Educanto já passou por 112 cidades goianas, consolidando-se como uma das iniciativas culturais e educacionais mais abrangentes do estado. Em 2025, o projeto segue alcançando novas localidades e reafirmando o compromisso de promover o encontro entre arte, educação e cidadania.
Com mais de 30 anos de carreira, Maria Eugênia é reconhecida pela força interpretativa e pela curadoria refinada de repertório. Ao lado dos músicos Luiz Chaffin (guitarra e violão) e Edilson Morais (percussão), ela conduz um espetáculo envolvente que valoriza o Cerrado, a cultura goiana e o poder transformador da música.
Serviço: IV EduCanto chega a mais quatro municípios goianos
Quando: 03 a 07 de novembro de 2025
Onde:
03/11 – Águas Lindas – 15h, CEPI Juscelino Kubitschek de Oliveira
04/11 – Santa Rosa – 9h30, Colégio Estadual Santa Rosa
06/11 – Araçu – 9h30 – CEPI Hermógenes Coelho
07/11 – Ouro Verde – 19h, Colégio Estadual Roque Romeu Ramos
Mais informações: https://www.instagram.com/mariaeugeniacantora/
Leia mais sobre: goias social / Cultura
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares