Aos amantes da MPB e que apreciam uma boa leitura cultural terão a oportunidade de conhecer ainda mais a história da música popular goiana. Nesta quinta-feira (28), o jornalista Iuri Godinho lança, seu livro “Fernando, João, Marcelo e a geração que fez da música goiana sucesso popular”. O livro conta a história de quatro goianos, Fernando Perillo, João Caetano, Marcelo Barra e o maestro José Eduardo Morais, que gravaram um disco de vinil na década de 1980.
Uma geração que marcou a música popular do cerrado brasileiro para todo Brasil. Além da história destes quatro ícones da música popular goiana, o livro relata como era o mercado musical em Goiás até os anos 1970 e conta a história do Comunica-Som, o maior festival da história de Goiás e que treinou toda aquela geração até a profissionalização, passando ainda pela inauguração da Araguaia FM, a rádio que fez desses músicos sucesso popular em todo Estado.
A história da música popular goiana termina com a consagração nacional deles e de outros artistas como Bororó e Ricardo Leão, com turnês por todo Brasil, músicas em novelas da TV Globo, Manchete e SBT, e no programa Fantástico e Som Brasil, dentre outros.
Fernando Perillo e João Caetano farão um pocket show com as músicas da época, incluindo “Saudade Brejeira”, de José Eduardo e Nasr Chaul, gravada por Caetano Veloso.
O início na música goiana
Fernando Perillo iniciou sua carreira musical nos anos 70, época em que participava de festivais de música e cantava em bares de Goiânia. Com o estilo MPB, em 1982 lançou “Sinal de Vida”. Seu primeiro trabalho autoral feito em parceria com o baixista Bororó e com o letrista Nasr Chaul.
Leia Também
Já Marcelo Barra, desde criança, tocava cavaquinho, depois aprendeu a tocar violão. Em 1976, com apenas 15 anos, venceu o Comunica-Som. Em 1981, em parceria com o maestro José Eduardo Morais, lançou o álbum “Coisas tão nossas”, no ano seguinte gravou o compacto simples da música “Araguaia”.
João Caetano, formado em Medicina, mas sua paixão sempre foi a música. Caetano é conhecido por canções como “Pega” e “Roda Gigante”, e já participou do programa “Fantástico”, depois disso, várias de suas canções viraram temas de novelas, como Pão Pão, Beijo Beijo; Fera Radical; Salvador da Pátria; Pantanal e Bicho do Mato.
José Eduardo Morais foi maestro, compositor e arranjador musical, responsável por tornar as músicas cada vez mais públicas através de seus arranjos e contribuindo para a classe musical goiana. José foi superintendente de Atividades Culturais da Secretaria de Educação de Goiás (SEDUC), superintendente de cultura, superintendente de ação cultural, superintendente de obras e recuperação do patrimônio no governo de Goiás e diretor de ação cultural.
O lançamento do livro será presencial na Cifarma, BR-153 no Jardim Guanabara, em Goiânia. Todos os protocolos de prevenção à Covid 19 será seguido.
Leia também:
- Caiado antecipa salário de servidores públicos para esta quinta-feira (28)
- Juízes e desembargadores de Goiás terão aumento de até 177% em auxílio-saúde
- Caiado antecipa salário de servidores públicos para esta quinta-feira (28)
Leia mais sobre: Cultura / cultura em goiás / Música / Cultura / Destaques