PUBLICIDADE

Secretária Fátima Gavioli representa Goiás na 2ª Missão Internacional Juntos Pelo Direito de Aprender, em Portugal

Secretária de educação do estado debate educação mundial em congresso na Europa. Fotos de Nany Araújo

Secretária de educação do estado debate educação mundial em congresso na Europa. Fotos de Nany Araújo

Nesta semana, a secretária Fátima Gavioli cumpre agenda internacional integrando a comitiva de secretários de Estado da Educação que foi à Europa para participar da 2ª Missão Internacional Juntos pelo Direito de Aprender em Portugal.

PUBLICIDADE

O evento está sendo realizado na cidade de Lisboa, em Portugal, entre os dias 19 e 22 de junho dentro da programação do 7º Encontro Anual da FLIP+, consórcio que reúne países como França, Luxemburgo, Itália, Portugal e Brasil.

A missão educativa é uma iniciativa do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), com o apoio da Fundação Cesgranrio e seu principal objetivo é promover a troca de experiências com foco nos sistemas de avaliações e no fortalecimento do processo de aprendizagem.

PUBLICIDADE

“No primeiro dia, fizemos uma visita técnica à Escola Primária e Secundária, o que equivale ao Ensino Fundamental no Brasil. E tivemos também outros compromissos, onde foi possível aprofundarmos nosso conhecimento acerca do que vem dando certo no sistema educacional português”, conta a secretária Fátima Gavioli.

Para ela, intercâmbios como esse colaboram para que os secretários estaduais de Educação possam ampliar seus horizontes, qualificar suas práticas e aprimorar suas ações em busca de resultados cada vez melhores para suas redes.

Leia Também
PUBLICIDADE

Programação portugal

Além de visitas técnicas, a programação do encontro inclui debates, apresentações e compartilhamentos de experiências institucionais. Entre os temas abordados estão os desafios da Educação Básica e as políticas públicas de Portugal voltadas à promoção da qualidade e equidade, além do papel e impactos da inteligência artificial (IA) nas avaliações educacionais.

A missão conta com a participação especial do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e outras instituições educacionais brasileiras.

Categorias: Destaque 2
Redação - Altair Tavares: