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Ampliar subsídio da passagem de ônibus é política acertada

A decisão do governador Marconi Perillo (PSDB) de assumir a integralidade do custo das viagens dos estudantes no transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia (RMG) foi correta, acertada e um exemplo a ser seguido pelos entes de gestão do sistema. O benefício fornecido pela Lei da meia passagem dos estudantes, desde a década de 80, já estava consolidado, mas, na licitação do sistema feita em 2008, a despesa passou a ser computada na tarifa do ônibus paga pelo usuário comum.

Mais de uma vez, opinei que o sistema de cálculo da tarifa do transporte coletivo da RMG é cruel e perverso com o usuário do sistema porque impõe a ele o custo de 25% das passagens no preço da tarifa cheia. A nova decisão do governador, retira uma parte desta obrigação que é indevida, e injusta, para o usuário dos ônibus.

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O governo de Goiás e as prefeituras devem focar mais na contribuição do que na cobrança de melhorias do sistema de transporte coletivo. “As prefeituras não entram com nada, só com o usuário”, criticou o presidente da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), Fernando Meirelles. E, nisso, também tem razão.

Os prefeitos cobram, mas não se preocupam nem com a construção dos abrigos dos pontos de ônibus e deveriam começar dando um bom exemplo ao cobrar, mas contribuir, também. O presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), Gustavo Mendanha, insinuou, em entrevista ao Diário de Goiás, que o investimento nos locais de embarque, fora dos terminais, deveria ser das empresas. Na verdade, revelou desconhecimento das condições da parceria público privada objeto da concessão do transporte coletivo.

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Curiosamente, parte da prefeitura de Aparecida de Goiânia a iniciativa de uma licitação que pretende construir pontos do transporte coletivo na cidade dirigida por Gustavo Mendanha. A atitude, assim, é elogiável e deveria ser seguida pelos prefeitos da região metropolitana.

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Coube ao presidente da CMTC, Fernando Meirelles, adicionar que há outras gratuidades que precisam ser consideradas pelos municípios e pelo governo de Goiás para futura expansão do custeio das gratuidades. É o caso da passagem dos idosos, policiais militares e trabalhadores dos Correios. O benefício é concedido pelo serviço público e, portanto, deveria ser custeado pelas estruturas governamentais.

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A boa notícia do congelamento da passagem pode ser expandida nos próximos e a negociação deveria ser iniciada imediatamente. Para começar, com a revisão da decisão que impõe às empresas do transporte coletivo que aumentem em 100% (de 1% para 2%) na contribuição mensal delas para a CMTC. A despesa, se não for revista, tende a cair no colo do usuário, de novo. Assim, de nada adiantará a suspensão do reajuste. O governo de Goiás ampliou sua contribuição e as prefeituras vão entrar no acordo ou vão fingir que o assunto não é com eles?

Altair Tavares

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