Estão abertas as inscrições da primeira edição do Enare (Exame Nacional de Residência EBSERH). Um processo seletivo centralizado, coordenado pela EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que oferece programas de Residência Médica 2021 e Residência Multiprofissional e Uniprofissional (demais profissionais da saúde) nos hospitais ligados as universidades federais. São mais de 300 vagas em 41 especialidades na área Médica, 93 na área Multiprofissional e oito vagas na Uniprofissional.
Os programas têm duração de dois a quatro anos, no caso da Residência Médica, e média de dois anos, nas residências Uni e Multiprofissional.
Todos visam promover o treinamento qualificado, em uma estrutura teórica e prática que atende as mais variadas necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde) e ao final, os residentes recebem o título de especialistas. Também nesse período, eles são remunerados com uma bolsa do governo federal, pois a dedicação é integral.
As inscrições seguem até às 14h do dia 14 de dezembro (horário de Brasília/DF) e a seleção conta com prova objetiva e análise curricular. A prova objetiva está prevista para ocorrer no dia 10 de janeiro de 2021 em todas as capitais brasileiras e nas cidades de Araguaína (TO), São Carlos (SP) e Lagarto (SE). O processo seletivo é organizado pelo Instituto AOCP.
Essa edição conta com a parceria de oito hospitais universitários federais e um hospital militar. Ou seja, os aprovados poderão atuar em uma das nove unidades distribuídas pelo país.
As seleções já ocorriam anualmente, mas anteriormente, eram feitas por cada hospital e universidade. Com a criação do Enare, os processos passam a ser unificado e torna o ingresso do residente mais padronizado. Entre as vantagens estão a menor possibilidade de vagas ociosas nas universidades federais, menor burocracia para realização e um processo de acesso mais democrático aos participantes.
Podem participar do Enare Residência Médica, médicos formados ou formandos em medicina, cursando o último semestre do curso. Para as residências Multi e Uniprofissionais podem participar profissionais da área de saúde, desde que tenham concluído a graduação e estejam em situação regular nos Conselhos Profissionais de Classe, como enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros.
O Instituto AOCP, em conjunto com o órgão contratante, estuda e acompanha o controle da pandemia nos estados, bem como decretos e legislações pertinentes para a melhor decisão quanto a confirmação da aplicação da prova na data prevista. Os candidatos devem manter-se atentos ao canal oficial de divulgação, que é o site do certame, para ficarem inteirados de todos os processos.
Independente da data da prova, todas as medidas cabíveis com relação a segurança do candidato serão adotadas, respeitando as exigências dos órgãos de Saúde, assim como uso obrigatório de máscaras por todos os envolvidos, distanciamento devido entre as mesas de cada pessoa, distribuição de cartazes com orientações nos locais e demais ações pertinentes ao assunto.
O Instituto tem um material informativo com as orientações de biossegurança no site.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou nas redes sociais, no mês de março, que…
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na quinta-feira (3) os…
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e…
Técnicos analistas da Gerência de Arborização da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) participaram, nesta…
O Governo de Goiás alcançou reconhecimento internacional por excelência em inovação na gestão pública. Nesta…
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu reafirmar que o Fundo de Garantia do Tempo de…
Este site usa cookies para aperfeiçoar a navegação