PUBLICIDADE
Destaques

Abertas matrículas para escolas de tempo integral de Goiás

As matrículas para as escolas de tempo integral, chamadas de Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), iniciaram na última segunda-feira (8). No total, serão oferecidas 40 mil vagas para o ano letivo de 2022. As matrículas vão até 12 de novembro para veteranos renovarem, e para novos estudantes, o período segue até 8 de dezembro.

Todas as matrículas para as escolas de tempo integral deverão ser realizadas presencialmente na unidade escolar. A partir deste ano, o sistema de matrículas on-line será exclusivo para as escolas de tempo regular.

PUBLICIDADE

Fátima Gavioli, secretária de Estado de Educação, explica que essa medida tem o objetivo de sensibilizar os pais e/ou responsáveis, que terão a oportunidade de conhecer melhor a estrutura física dos Cepis e sua proposta pedagógica visitando a unidade.

O total de vagas serão distribuídas em 269 escolas de tempo integral. Destes, 105 são novos Cepis, que funcionavam antes em período parcial e vão ampliar sua carga horária no início de 2022.

PUBLICIDADE

A conversão de escolas regulares em Cepis e a expansão do número de escolas de tempo integral atendem aos planos Nacional e Estadual de Educação. Esses planos estabelecem a meta de, até 2024, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.

Leia Também

O resultado disso é  que as escolas de tempo integral tiveram uma pontuação 63% maior do que as escolas regulares, é o que aponta Um estudo do Instituto Sonho Grande e Instituto Natural baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da Educação no país.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o estudo, os alunos das escolas de tempo integral também obtiveram melhor desempenho em Língua Portuguesa e em Matemática nas provas do Ideb.

Metodologia de ensino dos Cepi

O objetivo do Cepi é o desenvolvimento integral do estudante, em todas as suas dimensões (intelectual, física, emocional, cultural e social). A jornada escolar é de 7 ou 9 horas por dia, preenchidas com aulas e atividades práticas, como experimentos em laboratório, projetos científicos e clubes juvenis.

Os Cepis seguem metodologias e disciplinas diferentes das escolas regulares. Além das matérias obrigatórias, como Língua Portuguesa, Matemática e Química, os estudantes podem ter aulas de empreendedorismo, robótica, culinária, games e outros temas. Essas matérias optativas, chamadas de eletivas, são escolhidas pelos alunos no início do ano, de acordo com seus interesses e afinidades.

A escola de tempo integral de ensino médio também possui uma matéria específica para o autoconhecimento e planejamento para o futuro: o Projeto de Vida. 

Leia também:

Leonardo Calazenço

Posts recentes

Lei de deputado goiano sobre economia criativa é aprovada no Senado

O Plenário do Senado aprovou o uso de recursos dos fundos constitucionais de financiamento regional…

% dias atrás

Senador goiano Vanderlan Cardoso é eleito vice-presidente da CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado elegeu o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO)…

% dias atrás

Caiado defende anistia para condenados por 8 de janeiro

Em ato na em São Paulo que reuniu sete governadores e milhares de manifestantes pediram…

% dias atrás

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Os contribuintes têm três opções para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025: pelo programa para…

% dias atrás

Consignado CLT: saiba os cuidados na hora de contratar um empréstimo

Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da…

% dias atrás

FGV reconhece trabalho do Governo de Goiás na formação de professores da Rede estadual

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, reuniu-se na quinta-feira (03/04) com o diretor-geral da Fundação…

% dias atrás