PUBLICIDADE

Aéreas e agências de viagens lideram reclamações no Procon durante pandemia

As empresas aéreas e agências de viagem são as líderes de atendimentos e reclamações no Procon Goiás durante o período de pandemia de Covid-19.

O cancelamento de voos e viagens por conta da crise sanitária mundial é a explicação, segundo o Procon. Por isso, a líder das mais reclamadas é a Decolar, com 55 registros. Na lista de 30 mais aparecem ainda a Azul Linhas Aéreas, em 9º, e a Latam, em 11º.

PUBLICIDADE

No pódio, em segundo e terceiro, respectivamente, ainda estão Caixa Econômica Federal, com 29 registros, e a telefônica Oi, com 25 reclamações.

Dos 776 atendimentos registrados via Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) – registrados por telefone e pelas plataformas Procon Web e Consumidor.gov -, 431 pertencem às 30 empresas que aparecem neste ranking.

PUBLICIDADE

A lista de atendimentos é composta por todos os atendimentos prestados, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.

Leia Também

Processos instaurados

PUBLICIDADE

Já o ranking de processos instaurados é composto somente pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas pré-processuais. O Banco Itaucard aparece com 15 processos e está empatado com a companhia aérea Gol (15). Na sequência, vêm a empresa Azul (11) e a Decolar (10). A empresa Max Milhas tem o mesmo quantitativo de processos instaurados (10) e a CVC tem 9 processos.

A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.

Com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que  avaliar os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. A partir dos dados, é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos, quantas reclamações (processos) e qual a representatividade disto na estatística do órgão.

Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.

Direitos em caso de cancelamento de voos e viagens

Os consumidores que foram afetados pelo cancelamento de voos e/ou viagens podem conferir como proceder para fazer a remarcação ao acessarem a Cartilha elaborada pelo Procon Goiás.

Confira o ranking de atendimentos de abril. 

Confira o ranking de reclamações de abril. 

Redação AT Online

Posts recentes

Lei de deputado goiano sobre economia criativa é aprovada no Senado

O Plenário do Senado aprovou o uso de recursos dos fundos constitucionais de financiamento regional…

% dias atrás

Senador goiano Vanderlan Cardoso é eleito vice-presidente da CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado elegeu o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO)…

% dias atrás

Caiado defende anistia para condenados por 8 de janeiro

Em ato na em São Paulo que reuniu sete governadores e milhares de manifestantes pediram…

% dias atrás

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Os contribuintes têm três opções para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025: pelo programa para…

% dias atrás

Consignado CLT: saiba os cuidados na hora de contratar um empréstimo

Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da…

% dias atrás

FGV reconhece trabalho do Governo de Goiás na formação de professores da Rede estadual

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, reuniu-se na quinta-feira (03/04) com o diretor-geral da Fundação…

% dias atrás