Destaques • atualizado em 26/10/2021 às 21:17

Aferição de temperatura não é mais obrigatória em comércios de Goiânia

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa, que a aferição de temperatura corporal para identificar possíveis contaminados pela Covid-19 passa a ser opcional em estabelecimentos públicos e privados a partir desta terça-feira (26).

Conforme o documento, elaborado pela Superintendência de Vigilância em Saúde da SMS e com base na Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “as atividades essenciais e não essenciais (públicas e privadas) poderão facultativamente adotar a aferição da temperatura corporal em seus estabelecimentos, porém a aferição da temperatura não se constitui como recomendação, tampouco obrigatoriedade para triagem”, diz, justificando que o método utilizado amplamente como parâmetro de prevenção apresenta baixa sensibilidade eficácia.

Na nota técnica, a SMS explica que a manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos é o principal fator para o fim da exigência. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes, a decisão pela não obrigatoriedade considera aspectos ainda importantes neste atual momento de retomada das atividades.

“No atual contexto, a aferição tem efetividade científica incerta, já que nem todos os infectados com a Covid-19 vão apresentar febre e, ainda, durante o período de incubação ou quando se está fazendo uso de antitérmicos, eles podem não ser detectados”, completa.

Leia também:

Leia Também


Leia mais sobre: / / Destaques / Goiânia

Recomendado Para Você