Goiás entra em estado de alerta devido a baixa umidade do ar neste final de semana em todas as regiões. Na capital, a umidade relativa do ar pode chegar a 14%, fica também o alerta para os municípios goianos, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). Pela manhã as temperaturas seguem amenas com elevação na parte da tarde. Na região oeste do estado a temperatura máxima pode chegar até 37% e mínima de 13%.
Ainda de acordo com o Cimehgo, índices da umidade relativa do ar estando abaixo de 60% são considerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) crítico para a saúde e também entendido como estado de alerta quando o mesmo fica entre 12% e 20%. Dentro destes registros, as orientações são: não praticar exercícios físicos e trabalho ao ar livre entre às 10h e 16h, evitar espaços fechados e sempre utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas.
A previsão para o fim de semana é de céu claro com tempo estável em todas as regiões do estado. No momento, uma massa de ar seco predomina sobre a região Central do país e ganha força, impedindo o avanço de frentes frias.
Devido a essa massa de ar seco atuando sobre a região, reduz a possibilidade da chegada de uma frente fria prevista para o próximo dia 17 no estado, que poderia causar chuvas isoladas em Goiás. André Amorim, gerente do Cimehgo, disse que caso esse frente fira não chegue a Goiás, um dos reflexos seria uma elevação nas temperaturas.
Leia Também
Leia mais sobre: alerta / Goiás / umidade / Destaques / Goiás