A prefeitura de Aparecida de Goiânia segue com vacinação contra a covid-19. A partir dessa semana os imunizantes serão para pessoas com comorbidades acima de 18 anos, pessoas com síndrome de down acima de 18 anos e renais crônicos também com essa idade, além de pessoas com deficiência permanente inscritas no BPC.
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) informou também que grávidas e puérperas com mais de 18 anos também estão no grupo prioritário de vacinação desta fase da campanha. Com 27 mil doses no estoque, entre vacinas Astrazeneca e Pfizer, a SMS liberou nesta segunda-feira (17) 3,5 mil vagas no sistema de agendamento para todos dos grupos prioritários, incluindo idosos acima de 60 e profissionais de saúde. O imunizante aplicado nas UBSs pelo agendamento será preferencialmente o da farmacêutica Pfizer.
[ads local="intext-b"]Ainda segunda a pasta, o morador de Aparecida que está inserido no grupo prioritário pode acessar a plataforma pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A ferramenta está disponível também no site da Prefeitura pelo link: https://webapp.aparecida.everyday.net.br/. A ferramenta também é o único meio de acesso ao serviço para as grávidas e mulheres em puerpério com comorbidades.
Ao acessar o aplicativo da prefeitura, o sistema encaminhará a pessoa para uma das cinco Unidades Básicas de Saúde que estão aptas para vacinar, sendo elas UBS Bairro Cardoso, UBS Jardim Florença, UBS Veiga Jardim, UBS Jardim Olímpico e UBS Andrade Reis, além da Central de Imunização no centro. O atendimento é das 8h às 17h. Os drives da Cidade Administrativa Maguito Vilela e do Centro de Especialidades no Jardim Boa Esperança também continuam vacinando, sem necessidade de agendamento, com atendimento das 8h às 18h.
Leia Também
“Para as vagas por meio do agendamento nas UBS´s, vamos atender apenas com vacinas Pfizer. Queremos com esta liberação, atingir o máximo de pessoas dos grupos prioritários e que não tem condições de irem aos drives. As vagas já estão todas disponibilizadas. E ressaltamos que a vacina é hoje a maior arma contra a covid-19 que tem vitimado milhares de pessoas em todo o mundo. Quanto mais pessoas vacinadas, mais vidas serão salvas”, comentou a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Cordeiro.
[ads local="intext-c"]A prefeitura alerta que é preciso comprovar qualquer uma das comorbidades previstas nessa etapa e ter acesso à vacina e, por isso, é indispensável a apresentação de laudo médico.
“Esse documento é para facilitar, porém, qualquer laudo médico simples também será aceito para validar a vacinação, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo. Receitas não serão aceitas”, esclarece a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro. A gestora informa que os formulários também estão disponíveis nas 40 Unidades Básicas de Saúde do município, podendo ser preenchido pelos médicos das unidades após consulta e avaliação dos pacientes. Ela explica, ainda, que para as pessoas com deficiência são aceitos os cartões de cadastro ou carteira de identificação da comorbidade. Para quem não tem esses documentos, é preciso apresentar o laudo comprobatório.
Leia mais sobre: Apareci de Goiânia / comorbidades / Covid-19 / Vacinação / Aparecida de Goiânia / Destaques