A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) já realizou mais de 2.800 exames de testagens ampliadas na capital. Logo após duas semanas de retorno das aulas presenciais, já foram identificados 57 casos positivos de Covid-19, todos os casos foram em servidores da educação.
Até a última terça-feira (31), já se completava cinco rodadas de testagens em diferentes locais para alunos, pais e servidores da educação, realizado pela SMS. Conforme o jornal O Popular, na primeira rodada que aconteceu no dia 17 de agosto, dois casos foram confirmados. Na parcial da última terça-feira, foram 590 pessoas que passaram pela avaliação, sendo 14 positivos.
Titular do Secretaria Municipal da Educação, Wellington Bessa, disse que a situação está controlada. ”A parcela está muito abaixo das testagens de maneira geral”, afirma.
De acordo com o protocolo da SMS, estipula que em caso de algum servidor ou aluno apresentar sintomas de Covid-19, o mesmo é imediatamente encaminhado para uma unidade de saúde e todos os que tiveram contato com este, devem fazer o teste.
Lembrando que a testagem ampliada é realizada em pessoas que não apresentam sintomas, afim de identificar os assintomáticos. E quando se trata de um professor identificado, o mesmo é afastado para o isolamento e substituído por outro, garante a SME.
Leia Também
Ainda de acordo com a pasta, os casos registrados não apresentaram a necessidade de interromper o trabalho em nenhuma sala de aula ou unidade.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), disse que esta acompanhando o retorno das atividades presenciais, em Goiânia e demais cidades do estado. Inclusive, segundo a presidente do sindicato, está cobrando a antecipação da segunda dose da vacina anticovid para os servidores completarem o ciclo vacinal.
*Com informações de O Popular