Destaques • atualizado em 24/01/2021 às 21:48

As 65,5 mil vacinas que chegaram hoje a Goiás serão para profissionais da saúde

O governador Ronaldo Caiado (DEM) recebeu neste domingo (24/1) mais 65,5 mil doses da vacina contra a Covid-19 e anunciou a chegada de outras 30 mil para a próxima quarta-feira (27/1). As vacinas que chegaram ao estado hoje são da Oxford/AstraZeneca e serão destinadas a profissionais da saúde, já as próximas doses a serem encaminhadas a Goiás são da Coronavac.

Após conferência na manhã de hoje, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) repassará as doses para todas as regionais do Estado. Aos locais mais distantes, por exemplo, Posse e Campos Belos, as vacinas irão de avião.

Em coletiva de imprensa, Caiado explicou que o Ministério da Saúde (MS) definiu como grupo prioritário para esta segunda etapa da vacinação todos os profissionais de saúde que atuam diretamente com pacientes acometidos pela Covid-19. Serão trabalhadores de hospitais públicos, filantrópicos e privados; das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate); Unidades Básicas de Saúde (UBSs); e consultórios e laboratórios, segundo o governador.

“Nesta segunda-feira (25/01), já começamos [a nova rodada] de vacinação no Estado, devido à eficiência e capacidade de articulação entre os servidores da saúde e as nossas prefeituras”, informou Caiado. “É claro que gostaríamos de incluir também os idosos nesta etapa, mas estamos seguindo uma determinação do Ministério da Saúde”, disse Caiado.

O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, informou que a chegada das doses da AstraZeneca, cerca de 61% dos trabalhadores de saúde goianos estarão cobertos pela vacina.

Leia Também

“Para esta segunda remessa, o governo federal fez um remanejamento para priorizar trabalhadores da saúde em todos os estados”, disse o secretário.

Alexandrino também explicou a diferença entre os imunizantes produzidos na Índia, e o fabricado no Brasil em parceria com a China.

“No caso da Coronavac, é necessário esperar de 14 a 28 dias para a aplicação da segunda dose. Esse intervalo, com a AstraZenca, é maior, de três meses; por isso, toda a quantidade que chegou pode ser utilizada imediatamente. Em 12 semanas, a Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz] já terá produzido o suficiente para a continuação do calendário”, detalhou.

Ainda de acordo com o secretário, até o final do primeiro semestre será possível ter vacinado cerca de 1,8 milhão de pessoas em Goiás.

“Isso vai nos tirar da condição de pandemia”, destacou.

Devido a várias denúncias de pessoas que teriam desrespeitado a lei e entrado na fila de vacinação sem participar do grupo prioritário (furando fila), o governador Ronaldo Caiado reforçou que Goiás não vai tolerar tal atitude.

“Já nos reunimos com o Ministério Público, responsável pela fiscalização, e também já tomamos medidas em casos comprovados, como o afastamento de pessoas de cargos”, exemplificou. Ismael Alexandrino.


Leia mais sobre: Destaques / Política

Recomendado Para Você