O Banco Central (BC) autorizou que o aplicativo de mensagens WhatsApp seja usado para que brasileiros possam realizar transferências bancárias. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, anunciou essa modalidade na noite desta terça-feira (30).
A empresa Facebook Pagamentos do Brasil, dona do WhatsApp, foi aprovada pela instituição como “iniciador de transações”. As operadoras Visa e Mastercard receberam autorizações de dois arranjos de pagamentos: transferência/depósito e operações pré-pagas, em que o cliente abastece uma carteira virtual com dinheiro para gastar mais tarde.
O BC informa também que ainda não serão permitidas transferências para o exterior, portanto os brasileiros só poderão usar essa ferramenta para transferências apenas dentro do Brasil.
De acordo com o BC, essa modalidade propiciará à população brasileira uma oportunidade de baratear os custos aos usuários desse meio financeiro.
“ Estas transações poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”., disse em nota a instituição.
Leia Também
A opção de transferência estará disponível, segundo o BC, assim que o WhatsApp liberar a modalidade. Caberá ao próprio aplicativo definir as tarifas de transação.
O Facebook já havia iniciado essa operação em julho de 2020, no entanto o BC interrompeu as operações alegando que precisava, à época, verificar possíveis riscos à população brasileira. Agora o sistema fica liberado para todos os brasileiros.