Comércio tem estímulos na Black Friday e consumidor deve ficar atento (Fot Paulo Pinto/Fotos Públicas)
Com as promoções e ofertas desta semana, o consumidor precisa ser cauteloso na hora de aproveitar as promoções e não ser passado para trás. No caso da compra via internet, os cuidados deve ser redobrados. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e a Braspag elaboraram uma lista para você ter uma boa experiência de compras no período promocional.
1. Verifique se o site da loja exibe endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social e CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra. Alguns sites não possuem essas informações por conta das políticas da empresa ou formato de comercialização, como é o caso de marketplaces. As lojas com os selos Black Friday Legal 2017 e Clique e-Valide já passaram por essa checagem.
2. Pesquise sobre a reputação da loja que você escolheu. O Procon traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados: (https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).
3. Verifique se o produto desejado faz parte da promoção. As lojas virtuais não são obrigadas a colocar todos os seus produtos na promoção. Em vez disso, selecionam alguns itens de seu portfólio. Se a indicação não estiver visível ao selecionar o produto desejado, tente tirar sua dúvida com a loja por meio dos canais de contato disponibilizados no site.
4. Consulte os sites que facilitam a comparação de preços, produtos e serviços. Eles são excelentes fontes de informação, e estão constantemente atualizados.
5. Tenha antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso às suas informações.
6. Evite utilizar computadores públicos para as compras, a fim de garantir maior segurança dos seus dados. Lembre-se de que é possível comprar pelo smartphone ou tablet, além do computador convencional.
7. Use sites que tragam serviços de pagamento de renome. Nos que oferecem a opção de boleto, verifique há quanto o tempo a loja está em operação (isso é possível verificar no site da Receita).
8. Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por https:// e o cadeado está ativado (ícone visualizado em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.
9. Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de finalizar a compra. Se tiver dúvidas, ligue entre em contato com a loja para saná-las.
10. Guarde todas as informações e e-mails referentes à compra, como número do pedido, confirmação de pagamento e código de rastreio do envio.
O governador Ronaldo Caiado vistoriou nesta segunda-feira (07/04) as obras de restauração e duplicação da…
O prefeito Leandro Vilela foi eleito vice-presidente de Infraestrutura da Frente Nacional de Prefeitas e…
Mais de 618 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários aptos a receber a vacina…
Nomeação ocorreu durante a 87ª Reunião Geral da entidade, que reúne as maiores cidades do…
O Governo de Goiás publicou, na sexta-feira (4/4), chamamento público para que os municípios goianos…
O governador Ronaldo Caiado ressaltou que é “preciso quebrar a burocracia e romper com a…
Este site usa cookies para aperfeiçoar a navegação