Antes mesmo das eleições 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) já afirmava que se o Lula ganhasse , ele não iria passar a faixa presidencial ao petista. Após a derrota a expectativa até então é saber se de fato o presidente irá passar a faixa ou não. De acordo com a colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, o atual mandatário decidiu que não vai a posse de Lula em Brasília e assim, não passará a faixa presencial.
Segundo o colunista, Bolsonaro teria aceitado o argumento de aliados, de que ele seria criticado por seus apoiadores se participasse da posse do presidente eleito.
Em uma declaração no início do mês, Bolsonaro comentou com pessoas próximas, que considerava não ter clima para sua ida à cerimônia de posse de Lula por conta das trocas de acusações e ofensas durante a campanha eleitoral.
Outro motivo para o presidente não participar é a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Bolsonaro afirma que a suprema Corte o tratou de forma ”diferente” , ainda que não tenha comprovado qualquer irregularidade, e, segundo ele, estar na posse do rival seria concordar com o processo que resultou na eleição de Lula. A Constituição Federal, não estabelece o ritual como obrigatório, apesar do peso simbólico que tem a passagem de faixa.
Leia Também
Leia mais sobre: Bolsonaro / Faixa presidencial / Lula / Posse de Lula / Destaques / Política