Destaques • atualizado em 08/10/2021 às 20:15

Caiado anuncia a distribuição de absorventes para estudantes e mulheres de baixa renda

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado anunciou, nesta sexta-feira (8) , durante reunião com os auditores fiscais, na secretaria de Economia, a distribuição de absorventes para alunas da rede pública de ensino e também para as mulheres de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social em todo estado.

”Essas pessoas estão fugindo da aula por não terem condições de ter um absorvente. Situação como essa não pode ser motivo de desiquilibrar a vida de uma jovem. Já determinei a secretaria de Educação e ao secretário de Desenvolvimento Social qud façam isso para todas as alunas da rede pública e mulheres em vulnerabilidade”, afirma Ronaldo Caiado.

Bolsonaro Vetou distribuição de absorventes no país

Na última quinta-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de absorvente, que constava em projeto de lei aprovado no Congresso no mês de setembro.

O veto do presidente foi publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira. O projeto de lei previa como beneficiárias do programa estudantes de baixa renda matriculadas em escolas públicas, mulheres em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social extrema, mulheres apreendidas e presidiárias.

Diante do veto, Bolsonaro alegou que os artigos do projeto de lei não indicam a fonte de custeio ou medida compensatória, o que violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Leia Também

Ainda para o veto, Bolsonaro disse que o dispositivo contraria o interesse público, porque assim, criaria despesa obrigatória de caráter continuado.

Ainda em sua justificativa, o governo federal disse que absorventes não se enquadra em insumos padronizados do SUS, não podendo constar na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais.

Leia também:


Leia mais sobre: / / / / Destaques / Goiás

Recomendado Para Você