O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta terça-feira (26), em solenidade no Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em Goiânia, o Programa NutreBem. O programa tem como objetivo ampliar a segurança alimentar de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.
O produto inclui arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados e não contém gorduras trans, gorduras saturadas ou lactose e rende até 10 porções.
De acordo com Caiado, o programa representa um ponto de superação ao congregar conhecimento científico e gestão pública com eficiência para levar benefícios ao cidadão em vulnerabilidade.
“As transformações maiores podem acontecer desde que estejamos imbuídos de um mesmo sentimento, seja a competência, a boa gestão, a pesquisa, a ciência e também a honestidade de princípios”, avaliou.
O NutreBem também irá distribuir legumes embalados a vácuo e frutas desidratadas para reforçar as doações feitas às famílias mais vulneráveis. Além do programa, Caiado fez ainda, o compromisso de levar outras melhorias para o setor, com previsão de destinação de veículos para qualificar a logística de distribuição de alimentos.
Leia Também
Ao possibilitar que o alimento atenda famílias carentes de Norte a Sul do estado, Caiado acredita que a proposta converge com seu maior lema de governo. “O cargo público não nos credencia a outra coisa que não seja servir ao cidadão”, defendeu. “
Os testes para o processamento foram feitos com o apoio técnico de nutricionistas, engenheiros de alimentos e professores da Universidade Federal de Goiás (UFG). O reitor da instituição, Edward Madureira, que está em seu terceiro mandato, classificou Caiado como o “parceiro que acreditou” na universidade em função dos inúmeros projetos já estabelecidos.
“Sempre tive um sonho de ver a universidade absolutamente integrada ao desenvolvimento do nosso estado”, pontuou. “
Banco de alimentos
A OVG assumiu o Banco de Alimentos em julho de 2019, com trabalho que abrangia 100 famílias. Desde então, com o apoio do Governo de Goiás, realizou melhorias na estrutura e na forma de coleta e distribuição. Hoje, são mais de 1.000 famílias beneficiadas por mês, e um total de mais de 3 mil toneladas de frutas, verduras e legumes distribuídos, que beneficiaram cerca de 45 mil pessoas.
Em todo estado, o Banco de Alimentos já promoveu, em todo o Estado, ações de educação alimentar e nutricional em cerca de 724 entidades sociais que cuidam de crianças, grávidas, idosos e pessoas em tratamento de saúde, bem como também a 620 famílias em situação de vulnerabilidade social.
A equipe do programa seleciona e higieniza os alimentos, monta cestas e distribui para famílias vulneráveis e entidades sociais da região Metropolitana de Goiânia e municípios próximos.
Leia também: