O governo francês vem anunciando uma série de medidas de combate à quinta onda de coronavírus no país.(Foto: Divulgação)
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo estado, algumas cidades goianas já decretaram a flexibilização do uso de máscara em locais públicos e abertos. Na manhã desta terça-feira (16) o prefeito de São Luís de Montes Belos, Elcírio da Silva, assinou o decreto que flexibiliza a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e sem aglomeração.
O prefeito ainda reforçou que o equipamento de proteção segue obrigatório em ambientes fechados. “Se você sair da sua casa para ir ao supermercado, pode ir sem máscara. Mas, para entrar no estabelecimento, em farmácias, outros lugares, tem que usar máscara”, disse. “Se o proprietário te barrar e chamar a polícia, você será autuado”, disse o prefeito.
O prefeito ainda explica que a desobrigação não impede que as pessoas mantenham o uso da máscara. “Não quer dizer que você não deva mais usar máscara. Trata-se apenas de uma desobrigação. A prefeitura não vai mais autuar quem não usar nesses casos. Se todos acharem que devem continuar usando máscara, ótimo.”
São Luís de Montes Belos atualmente conta com 76% da população vacinada contra a covid-19. Os que completaram o esquema vacinal representam 55% da população montebelense. Se considerada apenas as pessoas em idades elegíveis para se vacinar, ou seja, a partir de 12 anos, a cobertura é de 92% para D1 e 66% para D2.
O decreto amplia a capacidade máxima permitida em bares, lanchonetes, igrejas, quadras poliesportivas e salões de beleza, além de academias. Agora, esses estabelecimentos podem receber até 90% da capacidade total.
Seguindo a mesma vertente, o município de Caçu, região Sudoeste de Goiás também flexibilizou o uso de máscara em locais públicos e abertos. A prefeita da cidade, Ana Cláudia (MDB), assinou decreto na última semana que dispensa a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial em espaços públicos abertos.
De acordo com a prefeitura da cidade, a flexibilização se deu por conta da baixa existência de casos ativos de Covid-19 no município e a diminuição sustentada de novos casos.
Até a última semana, a cobertura vacinal de Caçu era de 67,27%, assim podendo ser suficiente o cenário para a flexibilização no município.
Leia também:
O Plenário do Senado aprovou o uso de recursos dos fundos constitucionais de financiamento regional…
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado elegeu o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO)…
Em ato na em São Paulo que reuniu sete governadores e milhares de manifestantes pediram…
Os contribuintes têm três opções para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025: pelo programa para…
Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da…
A secretária da Educação, Fátima Gavioli, reuniu-se na quinta-feira (03/04) com o diretor-geral da Fundação…
Este site usa cookies para aperfeiçoar a navegação