Destaques • atualizado em 27/01/2022 às 13:43

Na liderança de pesquisa, Caiado pode ser reeleito nas próximas eleições

Caiado projeta atrair investimentos à Goiás com o ingresso ao RRF (Foto: Governo de Goiás)
Caiado projeta atrair investimentos à Goiás com o ingresso ao RRF (Foto: Governo de Goiás)

O resultado da pesquisa Serpes, realizada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), e divulgada nesta quarta-feira (26), aponta para a reeleição de Ronaldo Caiado (Democratas) ao Governo de Goiás. Dos 801 eleitores sondados,37,1% afirmaram que, se as eleições fossem hoje, dentre os pré-candidatos apresentados, votariam no atual gestor do Estado.

Em segundo lugar está o nome de Marconi Perillo (PSDB). De acordo com o levantamento, o tucano tem, hoje, 14,1% das intenções de votos dos goianos entrevistados. Pouco abaixo, em terceiro lugar, está Gustavo Mendanha (sem partido), com 13%. Major Vitor Hugo (PSL), Jânio Darrot (Patriota) e Wolmir Amado (PT) seguem a sequência com 2,6%, 1,4% e 0,4%, respectivamente. Ainda não decidiu em quem votariam, 21,5% dos eleitores. Outros 10% afirmaram que anulariam o voto.

Rejeição

A pesquisa avaliou, também, em quais dos pré-candidatos apresentados os eleitores não votariam de jeito algum. Neste quesito, o governador Marconi Perillo ficou em primeiro lugar, com 25,3%. Em segunda posição está o governador Ronaldo Caiado, com 19,5% e em terceiro, Major Vitor Hugo, com 6,9%. Em seguida, estão Jânio Darrot, Gustavo Mendanha e Wolmir Amado, com 6%, 4,7% e 4,2%, respectivamente.

Avaliação

Leia Também

Outro ponto questionado aos eleitores foi com relação à atual gestão do Governo de Goiás. Dos 801 pesquisados, 41,9% avaliaram a administração de Ronaldo Caiado como regular. Entretanto, a avaliação é positiva, visto que 32,3% disseram ser boa e 6,5% a consideraram ótima. Avaliaram como péssima 8,1% e ruim, 6,6%.

Governo Federal

Já a avaliação do Governo Federal em Goiás foi de 28,7% para regular e 28,6 para péssima. Apenas 6,6% consideram a administração do presidente Jair Bolsonaro (PL) ótima. Outros 19,5% a avaliaram como boa e 13,4% como ruim. O chefe do Executivo lidera, também, o índice de rejeição, com 38% das respostas para quem não votaria em nenhuma hipótese. Em seguida estão Lula (PT) e Sérgio Moro (Podemos), com 31,7% e 9,1%, respectivamente.

Já para as intenções de voto, 40% afirmaram que votariam no ex-presidente Lula, caso as eleições acontecessem hoje. Bolsonaro está em segundo lugar, com 27,8%, Sérgio Moro em terceiro, com 8,1%, e Ciro Gomes (PDT) em quarto, com 2,5%.


Leia mais sobre: Destaques / Goiás / Notícias

Recomendado Para Você