A assessoria do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), emitiu nota à imprensa alertando que criminosos têm usado o nome do chefe do Executivo para aplicarem golpe em pessoas que usam o aplicativo de mensagens WhatsApp.
“Esclarecemos que não há nenhum contato por parte da administração com convites desta natureza. Informamos ainda que serão tomadas as medidas legais pertinentes.”
De acordo com informações, os criminosos ligam para pessoas e dizem que fazem parte da equipe de assessores do prefeito e que o motivo do contato seria para um cadastro para que as supostas vítimas participassem de uma live sobre empreendedorismo. Neste momento os falsos assessores do prefeito enviam um link por SMS às vítimas e esperam receber uma resposta do ludibriado para, com isso, clonar o número de telefone.
Especialistas em Direito Digital alertam que crimes pela internet cresceram muito no Brasil, segundo uma pesquisa mais de 60 milhões de brasileiros foram vítimas de algum tipo de golpe pela rede. O professor de Direito Digital Francisco Gomes diz que é preciso ter muita atenção para não ser vítima dos criminosos.
“É muito importante estar atento a todos os detalhes. Nossos dados têm cada vez um valor maior no mercado”, pontua o advogado.