PUBLICIDADE

Devolução de ICMS para contribuinte será implantada em Goiás

O programa ICMS Cidadão vai promover a devolução do ICMS cobrado na compra de produtos com a exigência da nota fiscal para cerca de 100 mil famílias cadastradas no programa Renda Cidadã . Além do que já recebem, elas terão de volta o valor do imposto pago na compra, a cada mês.

Estudos prévios da equipe técnica da Secretaria da Fazenda identificaram que o consumo mensal dessas famílias, em torno de R$ 700 reais, gera desembolso de ICMS de aproximadamente 12% do valor total das compras. Por isso, a restituição do imposto no cartão do Renda Cidadã será limitada ao valor médio mensal de R$ 73,70.

PUBLICIDADE

“Essa restituição corresponde a praticamente todo o valor pago em imposto no mês”, ressaltou o superintendente executivo da Receita, Adonídio Neto Vieira Júnior. Segundo o superintendente, “além de praticar a justiça fiscal beneficiando os que ganham menos, o ICMS Cidadão busca avançar na formalização dos comerciantes que atuam sem Inscrição Estadual”.

O ICMS Cidadão é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã), que promoverá a reversão dos créditos de ICMS por meio da Nota Fiscal Goiana. Assim, todas as vezes em que o usuário da Renda Cidadã pedir a inclusão, na nota fiscal de compras, do CPF cadastro no programa, o imposto pago será devolvido no mês seguinte diretamente na conta do contribuinte beneficiário.

PUBLICIDADE

 

Leia Também

O ICMS Cidadão está previsto na Lei 19.947, de 29 de dezembro de 2017. O programa será mantido pelo Protege que é o fundo criado para fins de combate à fome e erradicação da pobreza, de natureza orçamentária, destinado a provisionar recursos financeiros às unidades executoras de programas sociais ou ações de relevante interesse social.

PUBLICIDADE

A novidade faz parte do programa ICMS Cidadão, que será implantado nesta quarta-feira (31/1) pelo governador Marconi Perillo durante solenidade, às 14 horas, no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

 

Altair Tavares

Posts recentes

Deputados da esquerda entendem que decisão sobre Glauber Braga é ataque a todos eles

Deputados do Psol e do PT anunciaram obstrução às votações em Plenário como crítica à…

% dias atrás

Glauber Braga do PSOL pode ser cassado após decisão do Conselho de Ética da Câmara

O Conselho de Ética da Câmara aprovourepresentação que pede a cassação do deputado Glauber Braga…

% dias atrás

Juros médios cobrados pelos bancos chegam a 43,7% ao ano em fevereiro

A taxa média de juros para as famílias e as empresas chegou, em fevereiro, a…

% dias atrás

Lista suja do trabalho escravo tem 155 novos empregadores incluídos

O Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão foi atualizado pelo…

% dias atrás

Tarifaço: negociação individual é fim do multilateralismo, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a se dizer preocupado com as decisões…

% dias atrás

Censo Escolar aponta crescimento de ensino médio e tempo integral em Goiás

Levantamento do Censo Escolar 2024 mostra que Goiás se destaca entre os estados com maior…

% dias atrás