Em levantamento com 2.240 eleitores, a Paraná Pesquisas constatou que 42,5% dos entrevistados disseram que utilizam mais a internet (sites; jornais digitais; busca) e mídias sociais para se informar sobre o processo eleitoral de 2018. O número revela a importância dos canais digitais para a estratégia dos candidatos em do Brasil.
Para 36,7% o principal meio de informações é a TV (No caso, os telejornais). Apenas 6,3% disseram que utilizam os jornais impressos para conhecer mais sobre a eleição. 5,6% declararam que preferem o rádio.
A pesquisa não detalhou se o eleitor pode utilizar os meios de forma conjunta, pois é natural que seja feito o consumo de múltiplos meios para a busca de informações.
O público jovem de 16 a 24 anos e 25 a 35 anos utiliza mais intensamente a internet para se informar sobre o processo eleitoral. No comparativo por idade, o percentual é de 48,9% e 49,5, respectivamente.
O eleitor com mais de 60 anos prefere a TV (44,1%) enquanto os que estão na faixa de 45 a 59 anos é dividido: 38,7% preferem a internet e mídias sociais e 37,5% estão mais ligados na TV.
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METODOLOGIA – Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Brasil, com o objetivo de consultar à população sobre os principais meios que serão utilizados para se informar sobre as eleições de 2018.
PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:
O universo desta pesquisa abrange os eleitores brasileiros. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.240 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 170 municípios brasileiros entre os dias 25 a 30 de julho de 2018, sendo auditadas simultaneamente à sua realização em 20,0% das entrevistas.
Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,0% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 973 entrevistas, 4,0 % para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 600 entrevistas, 5,5 % para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 338 entrevistas e 5,5% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 329 entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/18.
A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção. Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população eleitora
de 16 anos ou mais residente nos setores como base para essa seleção. Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.