Nos dias 21 e 28 de novembro estudantes de todo país farão as provas do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio). Portanto, os candidatos devem ficar atentos às regras do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) sobre o que levar, e o que não pode.
De acordo com o Inep, no dia da prova só é permitido ao participante se comunicar com o fiscal ou aplicador. Conversas após às 13h, quando fecha os portões, pode ser considerada perturbação no local de aplicação da prova.
Livros, apostilas ou qualquer impresso é vetado durante o Enem. Sair da sala para ir ao banheiro, somente com autorização e com acompanhamento de um fiscal. Deixar a sala antes de duas horas do início do exame também elimina o participante.
É proibido, ainda, deixar o local com o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho. O Caderno de Questões só poderá ser levado pelo candidato que sair em definitivo da sala nos 30 minutos que antecedem o término das provas.
Os candidatos só poderão utilizar caneta esferográfica preta de tubo transparente na sala de prova. De acordo com o Inep, se o participante for flagrado com lápis, caneta de material não transparente, manuais, impressos, anotações ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos, ele será eliminado.
Leia Também
O aparelho de telefone celular pode ser levado, mas deve estar desligado e ser guardado dentro do envelope porta-objetos, lacrado e identificado até que o participante saia definitivamente do local de provas. Se o aparelho emitir qualquer som, o que inclui toque ou alarme, mesmo que dentro do porta-objeto, o participante será eliminado.
Fica proibido também:
- No dia da prova, o candidato não pode ir de óculos escuros, boné, chapéu, viseira etc;
- Relógio de qualquer espécie;
- Dispositivos eletrônicos;
- Fone de ouvido;
- Livros, manuais impressos;
- Lápis, borracha, corretivos, régua etc.
Calendário das provas do Enem 2021
As provas do Enem 2021 serão aplicadas em dois domingos, nos dias 21 e 28 de novembro. Todos que irão fazer o exame devem chegar aos locais de prova até às 12h (horário de Brasília). Os portões fecharão às 13h e o exame começa às 13h30.
No próximo domingo (21) serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.
No domingo (28), as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, e os presentes terão 5 horas para realizar o exame.
Leia também:
- Bolsonaro dá prazo ao PL e cita conversas com outros partidos
- Goiânia segue com vacinação anticovid em mais de 60 postos nesta terça (16)