A taxa de ocupação de leitos destinados a pacientes infectados com a covid-19 está nesta sexta-feira (26), em Goiânia, com nove vagas disponíveis. O número, embora pequeno, criou uma expectativa positiva tendo em vista que nos últimos dias essas vagas ficavam entre quatro e cinco leitos.
Outro dado importante foi a redução de mortes de vítimas do coronavírus de pessoas com idade acima de 80 anos. Em todo estado, segundo reportagem de O Popular, a redução no número de mortes dessa faixa etária chegou a 50% comparando o pico da pandemia em 2020 com a atual segunda onda.
Ano passado, mais de 14% dos óbitos desta doença eram de idosos com mais de 80 anos; neste ano o número caiu para 7%. O isolamento social e a vacinação podem ser as respostas para essa queda.
Para o secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, as mortes caíram em Aparecida por causa da vacinação.
“Aparecida começou a vacinar no início de fevereiro os idosos acima de 80 anos. Então eu acredito que seja mais efeito da vacinação do que do isolamento, até porque esse é um público que pouco sai de casa. Olhando o cenário de Aparecida, onde a gente conseguiu vacinar no início de fevereiro grande parte da nossa população acima de 80 anos, onde inclusive já tomou a segunda dose ainda em fevereiro, então eu acredito que é mais por causa da vacina do que distanciamento e aí precisa de estudos para comprovar isso, pois é só uma opinião pessoal”, concluiu o secretário em entrevista à Rádio Bandeirantes, na manhã desta quinta-feira (25).
Leia Também
O secretário afirmou que no período que esses idosos receberam as vacinas, a taxa de óbitos caiu de 29% para 20%.
Leia mais sobre: 9 vagas. / Goiânia / leitos covid-19 / Destaques / Saúde