Destaques • atualizado em 21/05/2020 às 14:04

Goiás fica em terceiro em ranking de transparência no combate à Covid-19

Ranking mede transparência de estados e capitais. (Foto: Reprodução)
Ranking mede transparência de estados e capitais. (Foto: Reprodução)

O estado de Goiás é um dos quatro estados do Brasil que ganhou a classificação de ótimo no ranking da Transparência Internacional em relação à transparência sobre contratações emergenciais para combate à Covid-19.

O Portal da Transparência do Governo de Goiás e o CoronaTransp alcançaram 84,8 pontos na primeira avaliação realizada pela entidade e divulgada nesta quinta-feira (21), que levantou os dados de 53 entes, sendo 26 governos estaduais, o Distrito Federal e das 26 capitais estaduais.

Entre os estados, Goiás está em 3º lugar e, na comparação com as capitais, Goiânia ficou em 2º lugar, com 83,5 pontos. A meta, segundo a CGE, é incluir no CoronaTransp outras informações que atendam à metodologia do ranking para aumentar ainda mais a pontuação. O Portal da Transparência de Goiás também está entre os primeiros colocados nacionais no ranking da Open Knowledge Brasil, classificado como nível alto.

No CoronaTransp estão detalhadas as informações sobre a aquisições de bens e serviços e sobre os casos da doença no estado. Nos painéis relativos às compras, que foram a base das avaliações da Transparência Internacional/Brasil, estão disponíveis dados abertos sobre a quantidade de itens, empresa vencedora, valor e órgão que fez a aquisição, além de um campo de busca com detalhes do objeto, descrição do item, órgão e nome do credor. É possível tabular e demonstrar os ganhadores das licitações e os valores investidos na aquisição dos produtos ou serviços. Todos os dados são extraídos do sistema de compras governamentais, o ComprasNet.

Para tabular a pontuação dos estados, a Transparência Internacional/Brasil buscou informações em portais dedicados às contratações emergenciais, no portal oficial do governo, no portal da transparência, portal dedicado à Covid-19 e redes sociais, entre outros. Foram avaliadas as informações disponíveis sobre as compras emergenciais, formatos em dados abertos, legislação e controle, além de ações para controle social, tais como link para Ouvidoria e possibilidade de pedido de acesso à informação. Goiás foi bem pontuado em todas as tabelas.

Os dados desse ranking foram coletados nos sites oficiais e nas redes sociais dos governos entre os dias 12 e 19 de maio. A Transparência Internacional é uma organização não-governamental dedicada ao combate à corrupção. Com a sociedade civil, atua para promover a conscientização e o engajamento cidadão para o controle social da corrupção. Com os governos, empresas e organizações internacionais, desenvolve programas efetivos que ataquem este problema de forma sistêmica e que promovam conquistas duradouras e sustentáveis.

Com a Transparência Internacional/Brasil, Goiás já participa, juntamente com outros seis estados, do projeto Integridade nos Estados Brasileiros: uma iniciativa que visa cooperar com os governos estaduais no desenvolvimento de planos de enfrentamento da corrupção e promoção da integridade. Um dos motivos do desenvolvimento desse projeto é a qualidade e o estágio atual do Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP), um dos principais programas de integridade desenvolvidos no Brasil.


Leia mais sobre: / Destaques

Recomendado Para Você