O Governo de Goiás prepara ampliação e reforma do Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), com a estruturação de uma maternidade de alto risco no local. A obra será iniciada ainda neste ano e prevê aumento de, aproximadamente, 3,5 vezes na área construída, de 2.491 m² para 8.194 m².
Localizado na região Metropolitana de Goiânia, o Hetrin ampliará o número de leitos de 56 para 149, um incremento que triplica a capacidade de atendimento do hospital. Em relação às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a quantidade atual será dobrada, passando de 10 para 20 locais de internação para pacientes graves. Até 2020, o local não contava com nenhum leito para pessoas que necessitam de cuidados críticos.
O governador Ronaldo Caiado destacou que o investimento reforça o trabalho do Governo de Goiás no sentido de levar atendimento para mais perto do cidadão. “Regionalizar a saúde é um dos pilares da nossa gestão. Antes, de Goiânia até Aragarças, não existia nenhuma UTI. Atualmente, contamos com leitos em Iporá, São Luís de Montes Belos e Trindade”, ressaltou.
O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, disse que “vamos triplicar a área da unidade, complementando a estruturação da rede de saúde da região”. Segundo ele, o Hetrin será um hospital geral com maternidade de alto risco, UTIs e todo respaldo de exames de diagnóstico. O titular da SES-GO já assinou a ordem de serviço. Com as obras, o hospital passará por uma reforma estrutural geral. A fachada e o interior da unidade serão completamente modernizados.
Covid-19
Leia Também
Durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19, o Hetrin adaptou-se rapidamente para garantir à população um centro de atendimento moderno e eficaz, sendo referência nos atendimentos a pacientes com a infecção pelo coronavírus. “O Hospital Estadual de Trindade tem sido um importante aliado da população goiana na luta contra essa doença”, pontuou Ismael Alexandrino.
Desde que começou a receber pacientes com a Covid-19, o Hetrin realiza melhorias para tratar de forma adequada as demandas da população. Em abril de 2020, a unidade instalou um tanque de oxigênio de 3 mil metros cúbicos. O sistema foi implantado para garantir oxigênio suficiente para a nova Unidade de Terapia Intensiva, entregue à população pelo governador Ronaldo Caiado em maio do mesmo ano.
“O Governo de Goiás aprovou um projeto audacioso de ampliação do hospital para melhor atender a população goiana. Essa decisão é fruto do investimento e da prioridade da gestão estadual com a saúde pública, bem como do excelente trabalho desenvolvido pelo Hetrin, nos seus atendimentos em geral e durante a pandemia”, afirmou Getro de Oliveira Pádua, diretor da unidade e representante do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social responsável pelo local.