As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), terminam na próxima quarta-feira (14). A taxa é de R$ 85 reais e as provas serão realizadas em dois domingos, sendo nos dias 21 e 28 de novembro, modalidade impresso e digital. Em 21 de novembro, o candidato deverá responder: 45 questões de linguagens; 45 questões de ciências humanas; e fazer a redação. Já em 28 de novembro, a prova tem meia hora a menos e será composta de 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.
O Enem é motivo de grande preocupação pela maioria dos estudantes, afinal, ele é parte importante para o ingresso nas universidades. Mas, com organização, não há motivo para tanto medo por parte dos alunos. Segundo o especialista da Plataforma AZ de Aprendizagem, Ricardo Nunes, a organização é o principal ponto para se sair bem na prova. Para isso, ele dá três dicas valiosas.
‘A primeira coisa a se fazer é planejar, para isso, destaque aquilo que é mais relevante dentro do seu objetivo e, dessa forma, monte um planejamento com o que precisa revisar”, afirma.
Em segundo lugar, Ricardo Nunes ressalta que aprender com os erros é o melhor caminho. “Não adianta fazer testes, errar e continuar fazendo mais e mais testes, sem saber como resolver o que errou. O ideal é entender como chegar à resposta certa nos exercícios que o aluno fez e não continuar fazendo outros mais. Só assim você vai aprender realmente”, destaca.
Leia Também
Cronograma
30 de junho a 14 de julho: período de inscrições. De 30 de junho a 19 de julho, pagamento da inscrição. De 21 e 28 de novembro, provas impressa e digital.
Leia também:
Leia mais sobre: ENEM / ENEM 2021 / inscrições / Destaques / Educação