Ex-ministro do STF sofreu ataques na internet apenas por dar sua opinião
Entrevistado pelo jornal Valor Econômico, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “cometerá um grande erro” se não indicar um ministro ou ministra negra para o órgão, que está com vaga aberta.
Para ele, Lula foi “ousado” ao o nomear 20 anos atrás, quando o Brasil ainda “vivia o mito da democracia racial”. “Seria um contrassenso e um paradoxo que, 20 anos depois, quando houve avanço nas políticas de igualdade racial iniciadas no primeiro governo Lula, e que também levaram a iniciativas privadas, que este governo não nomeie pelo menos um negro”, completou.
As falas de Joaquim Barbosa geraram polêmicas na internet e, tanto apoiadores de Lula, quanto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aproveitaram a simples opinião do ex-ministro para ataca-lo. Dentre os comentários bolsonaristas, a maioria criticou Barbosa por querer uma pessoa negra no STF, quando se deveria optar pela capacidade da pessoa, e não pela cor.
Em resposta, apoiadores do ex-ministro, lembraram quando Bolsonaro disse que escolheria alguém terrivelmente evangélico para o STF, o que refutaria a preocupação de bolsonaristas com a capacidade da pessoa e, sim, por simplesmente ser uma escolha do presidente Lula.
Leia Também
Vale lembrar que Joaquim Barbosa foi o primeiro e, até hoje, o único ministro negro da história do STF. Além disso, a vaga que está aberta atualmente, depois que Ricardo Lewandowski se aposentou, tem como candidato mais cotado Cristiano Zanin, que defendeu Lula nos processos relacionados à Operação Lava Jato.