PUBLICIDADE

Lula confirma indicação de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal

Cristiano Zanin

Cristiano Zanin. (Foto: reprocução)

Advogado, que defendeu Lula na Lava Jato, Cristiano Zanin pode assumir vaga deixada por Lewandowski

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já confirmou o esperado: a indicação do advogado Cristiano Zanin para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O Anúncio foi feito nesta quinta-feira (1º) e vem quase dois meses após a aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

PUBLICIDADE

Zanin, no entanto, não está garantido no STF, por que sua indicação por Lula ainda precisará ser aprovada pelo Senado Federal. A recusa será ruim para o petista, claro, mas, de um âmbito geral, indicar um advogado que o defendeu para o Judiciário não é a coisa mais ética.

De toda forma, Lula falou sobre Zanin hoje mesmo durante coletiva de imprensa ao lado do presidente da Finlândia, Sauli Niinistö.

PUBLICIDADE

“Você já esperava que eu fosse indicar o Zanin, todo mundo esperava, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente porque o Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte […] Conheço as qualidades como advogado, como chefe da família, e conheço a formação do Zanin”, disse o presidente do Brasil.

Leia Também

Um informação extra, divulgada pela jornalista Daniela Lima, da CNN, diz que Zanin se reuniu com Gilmar Mendes e Alexandre de Morais, ambos ministros, na noite desta quarta-feira (31), como gesto de aprovação da escolha de Lula para a vaga aberta.

PUBLICIDADE

Sobre a aprovação no Senado Federal, após indicado Cristiano Zanin precisa, claro, ser aprovado pela maioria absoluta da Casa. Antes da votação dos senadores, a CCJ do Senado realiza uma sabatina com o escolhido para analisar se ele é apto para ocupar o cargo. A sabatina costuma durar entre 8 e 12 horas de um dia.

Depois do feito, a comissão emite um parecer ao plenário do Senado e os senadores votam para decidir se a indicação do presidente da República pode prosseguir.

Carlos Nathan: