O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, 87 anos, estava internado há três meses após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no dia 6 de agosto. De início, Iris Rezende foi levado às pressas para o Instituto Neurológico de Goiânia, onde passou por cirurgia para conter uma hemorragia na cabeça.
Após o procedimento, ele foi intubado. No dia 10, ele passou a respirar espontaneamente e reconheceu as filhas. Já no dia 16, Iris saiu da UTI e se recuperava em quarto do Instituto Neurológico. O boletim médico divulgado no dia 19 de agosto, indicava que ele tinha “boa evolução neurológica” até então. No dia 21, o político teve uma convulsão e arritmia cardíaca e precisou voltar para UTI e ser intubado novamente. Ele foi extubado na segunda-feira seguinte e retornou para o quarto dois dias depois.
Na manhã de terça-feira (31) de agosto, o boletim médico informou que ele havia voltado para UTI do Instituto Neurológico. A justificativa foi de que a unidade especial tinha médicos durante 24h e aparelhos que ajudariam a monitorar a pressão arterial do político.
No entanto, no final da tarde do mesmo dia, ele foi transferido para São Paulo onde estava em tratamento até os dias de hoje. No último sábado (6) de novembro, rumores da morte de Iris começaram a se espalhar pelas redes sociais.
De acordo com o boletim médico daquele dia, Iris havia piorado seu quadro de saúde e precisou ser novamente intubado. Segundo a assessoria, naquele momento Iris estava em estado grave, porém vivo. Inclusive, Dona Iris, esposa do emedebista foi até suas redes sociais e desmentiu os boatos sobre a morte do esposo.
Leia Também
Portanto, na madrugada desta terça-feira (9), a assessoria de Iris pulicou uma nota oficial lamentando a morte do político.
Políticos e autoridades prestam homenagens a Iris Rezende
Ao ser divulgado a nota oficial sobre a morte do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende, que morreu aos 87 anos na madrugada desta terça-feira (9) em São Paulo, políticos e autoridades foram as redes sociais prestarem homenagens.
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) decretou luto oficial no estado. O gestor destacou a paixão de Iris por Goiás e “paternidade por Goiânia” que marcaram a sua trajetória.
“Deixou escola, fez muitos discípulos, tem uma multidão de apaixonados que hoje sentem, choram a sua partida”, escreveu.
Rogério Cruz (Podemos), prefeito de Goiânia, decretou luto oficial na capital pelos próximos sete dias. O gestor lembrou que Iris é responsável por muito do que os goianienses têm atualmente.
“A história de Iris Rezende se confunde à própria história de Goiânia, cidade que o acolheu e o alçou a alguns dos maiores cargos políticos do Brasil, com defesa incisiva ao desenvolvimento do Centro-Oeste, do Estado de Goiás e da capital goiana”.
Gustavo Mendanha, Prefeito de Aparecida de Goiânia, lamentou a morte de Iris Rezende e elogiou a atuação durante as seis décadas de vida pública.
“Foram 87 anos de vida dedicados aos goianos de todos os quatro cantos do Estado. Iris deixa a vida pública, amigos, familiares para descansar nos braços do Pai”, publicou.
Ismael Alexandrino, secretário de Saúde de Goiás, também prestou homenagem a morte de Iris Rezende, ele lembrou da humildade de Iris e a receptividade dele com todas as pessoas, indistintamente.
“Eu tinha um carinho especial por ele, muito respeito, admiração, e era sempre muito bom encontra-lo. Pessoa humilde, simples, que tinha compaixão e respeito pelo ser humano, atendia a todos sem distinção. Perdemos um grande líder, perdemos um grande ser humano”, publica Ismael.
Carreira de Iris
Iris encerrou a carreira política em dezembro do ano passado, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.
Natural de Cristianópolis, interior de Goiás, Iris nasceu em 22 de dezembro de 1933 e formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Naquela época, foi o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, com apenas 25 anos.
Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.
Iris Rezende também foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Leia também: