Prefeito Gustavo Mendanha e secretário Alessandro Magalhães. O modelo de escalonamento teria sido relevante no combate à pandemia. Foto: Rodrigo Estrela.
Aparecida de Goiânia entra a partir do próximo domingo (2) no cenário verde de risco baixo, assim com duas macrozonas fechando as atividades econômicas não essenciais um dia da semana. O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 tomou essa decisão nesta terça-feira (27).
O formato de escalonamento regional, adotado por Aparecida, tem como objetivo impedir o avanço dos casos e óbitos por covid-19 no município. Em 15 de março, após 14 dias de isolamento social horizontal, os estabelecimentos foram fechados. Neste período, a cidade se encontrava no cenário laranja de risco alto, conforme Matriz de Risco seguida pela Secretaria Municipal de Saúde, e editada pelo Ministério da Saúde.
O município aumentou o número de leitos e 98% de adesão da população ao isolamento social intermitente por escalonamento regional, com regras e medidas sanitárias rígidas, a cidade experimentou um resultado positivo no enfrentamento à pandemia. A prefeitura realizou mais de 250 mil testes RT-PCR realizados no município, observou-se a redução do número de casos ativos, que indicaram ainda uma queda no coeficiente de prevalência da covid-19, chegando a marcar 0,88 no dia 17 de abril. A cidade ficou entre as que mais realiza testes da covid-19 em Goiás.
O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, disse que a hora é de a população continuar se precavendo contra o vírus.
“a mudança de cenário vem acompanhada de muita responsabilidade e observância cautelosa dos protocolos sanitários de prevenção e enfrentamento à Covid-19. Os cuidados com a saúde devem continuar rigorosamente e as medidas de prevenção devem ser cumpridas”, alertou.
Ainda de acordo com Magalhães, mesmo com as novas medidas, as macrozonas continuam submetidas às regras de segurança. Ou seja, no cenário verde, a macrozona continua fechando um dia da semana de segunda à sexta-feira e aos domingos todas as dez macrozonas poderão reabrir, observando o cumprimento dos protocolos de cuidado sanitário.
As 10 macrorregiões foram divididas em Jardim Alto Paraíso, Vila Brasília, Buriti Sereno, Expansul, Papillon Park, Santa Luzia, Zona da Mata, Centro, Cidade Livre e Garavelo. Os fechamentos regionais acontecem um dia por semana, em duas das macrorregiões diferentes. Nas segundas-feiras serão fechados os comércios nas macrorregiões da Vila Brasília e Jardim Alto Paraíso; nas terças-feiras não funcionarão os estabelecimentos da região do Garavelo e Zona da Mata; nas quartas ficam fechadas as macrozonas do Centro e do Expansul; nas quintas-feiras não funcionam as macrozonas do Papillon Park e Santa Luzia. Já nas sextas-feiras, fecham as macrozonas do Buriti Sereno e Cidade Livre. Todas podem abrir aos sábados e domingos.
A prefeitura esclarece ainda que mesmo com a mudança, para cenário verde, a realização, por exemplo, de festas, eventos e shows com música ao vivo continua suspensa por tempo indeterminado. Restaurantes, bares e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, praças de alimentação nos Shoppings Centers, lanchonetes, casas de chá, de suco e similares, poderão funcionar, desde que seja respeitado o horário de funcionamento até as 22h.
O Plenário do Senado aprovou o uso de recursos dos fundos constitucionais de financiamento regional…
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado elegeu o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO)…
Em ato na em São Paulo que reuniu sete governadores e milhares de manifestantes pediram…
Os contribuintes têm três opções para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025: pelo programa para…
Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da…
A secretária da Educação, Fátima Gavioli, reuniu-se na quinta-feira (03/04) com o diretor-geral da Fundação…
Este site usa cookies para aperfeiçoar a navegação