O novo decreto de Goiânia com as novas regras de flexibilização no combate ao coronavírus, libera o funcionamento de boates, eventos abertos e 100% dos estabelecimentos de ensino. O documento deve ser publicado nesta sexta-feira (24).
Para o setor de entretenimentos e eventos, esta é a primeira vez que tem liberação mais abrangente na capital desde o inicio da pandemia. Fica permitido também o funcionamento das casas de espetáculo, casas de artes cênicas, boates e congêneres, com ocupação de no máximo 50% (cinquenta por cento) do espaço, com a presença de até 500 (quinhentas) pessoas, respeitados os protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
Para a realização de cultos, missas, celebrações e reuniões coletivas das organizações religiosas, permitida a realização de domingo a sábado, deverão ser obedecidos os seguintes protocolos: lotação máxima de 50% e intervalo mínimo de 1 hora entre as missas.
Rogério Cruz ressalta todos os cuidados e protocolos de segurança mesmo com a flexibilização. Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o prefeito destaca: “As regras continuam com uso da máscara, os cuidados com lavar as mãos, o uso do álcool em gel, permanecem. Devemos lembrar que ainda não estamos livres da pandemia, mesmo estando com a primeira e segunda dose da vacina. Alguns inclusive com terceira dose”, afirma.
Em relação as escolas, o prefeito disse que praticamente não muda a modalidade de ensino. Seguindo o novo decreto, a diferença será entre o distanciamento de 1 metro entre alunos e até 2 metros entre aluno e professor. Autorizada a realização de cursos livres presenciais, obedecidos os protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
Leia Também
Vale ressaltar que no último decreto publicado no dia 15 de julho, a prefeitura de Goiânia liberava o funcionamento de teatros, circos e cinemas e ampliou os horários para bares e restaurantes. Inclusive, na época, era proibido a reabertura de casas de espetáculo, boates, casas de shows musicais e congêneres.
Leia mais sobre: Decreto / Decreto Goiânia / Rogério Cruz / Destaques / Goiânia