A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás junto à farmacêutica Hypera Pharma assinam na tarde desta segunda-feira (22), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, um protocolo de intenções que prevê cooperação técnica, institucional e financeira para o desenvolvimento e a realização do Programa Juntos pelo Araguaia.
Com este acordo, cerca de R$ 11 mi serão destinados às atividades de recuperação ambiental das nascentes da Bacia Araguaia, impactadas pelas atividades vinculadas à agricultura.
De acordo com o governo de Goiás, esta parceria resultará em ações de restauração ambiental, recomposição florestal e estratégias de conservação do solo e da água, em larga escala, tendo como eixo principal o desenvolvimento sustentável da região afetada. Ademais, o governo de Goiás buscar ainda implantar uma política de engajamento da população para que seja assegurada a defesa do meio ambiente.
O programa Juntos pelo Araguaia é o maior projeto de recuperação ambiental do mundo. Foi lançado em 2019 e criado a partir de parceria entre governos federal, de Goiás e Mato Grosso, e conta com o apoio da iniciativa privada para recuperar a vegetação nativa e garantir a preservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento sustentável.
À época do lançamento do Juntos pelo Araguaia, em junho de 2019, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou do evento com o governador Ronaldo Caiado e autoridades do setor privado. Na ocasião o presidente chegou a dizer que este programa é a prova de que seu governo está preocupado com o meio ambiente.
Leia Também
Leia mais sobre: Juntos pelo Araguaia / R$11 mi. / Ronaldo Caiado / Destaques / Meio Ambiente