Olavo Noleto, goiano de 48 anos, foi convidado pelo futuro ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT) para ocupar o cargo de secretário executivo da pasta. O posto é o 2º na hierarquia do ministério, que será central no governo Lula.
Olavo foi Secretário de Projetos e Captação de Recursos da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em 2018 e chefe da Casa Civil de 2018 a 2021. Entre 2001 a 2002, Noleto foi chefe de gabinete na prefeitura de Goiânia na gestão de Pedro Wilson.
Atualmente ele é presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), no Rio de Janeiro e vai deixar o cargo. Bastante experiente, o governo federal não é novidade para Noleto. Ele foi secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República nos governos Lula e Dilma. Também foi secretário- executivo de Comunicação Social no governo Dilma.
Sob o comando de Padilha, a SRI responderá pela relação da Presidência com o Congresso Nacional. Também responderá pela relação da Presidência com estados e municípios e pelo Conselhão, que será recriado – uma mesa de negociação com a sociedade civil – incluindo empresários e trabalhadores.