Confira prazo e veja regras para saber como ficar livre da taxa de R$ 85,00a
Está aberto o período para que pessoas peçam a isenção da inscrição do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio). Além do pedido de quem realmente não pode pagar a taxa de R$ 85, quem quer justificar a ausência na edição de 2022, caso tenha faltado os dois dias de aplicação, também pode fazê-la. O prazo para ambos pedidos é de até 28 de abril e as inscrições serão de 5 a 16 de junho.
Para começar e pedir a isenção da inscrição do Enem 2023, basta acessar a Página do Participante, estando ciente de que o solicitante deve estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2023, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, tendo renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Aí então, criando ou tendo um cadastro e uma senha de acesso no portal do Governo Federal e por meio do login único, o participante pode acompanhar a situação dos procedimentos realizados.
Vale lembrar que a aprovação da solicitação de isenção da taxa não garante a inscrição no exame. Então o interessado precisa ficr a par dos prazos para se inscrever no período correto (5 a 16 de junho). Já se o participante teve isenção em 2022 e não compareceu, ele precisa justificar a falta para poder solicitar uma nova isenção da inscrição do Enem 2023.
Leia Também
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.