Destaques • atualizado em 09/04/2018 às 12:16

Serpes / O Popular: 77,3% não têm candidato a governador de Goiás

Ronaldo Caiado, Daniel Vilela e José Eliton : Candidatos a governador de Goiás (Foto Divulgação)
Ronaldo Caiado, Daniel Vilela e José Eliton : Candidatos a governador de Goiás (Foto Divulgação)

Na estimulada, quando são apresentados os nomes do candidatos a governador de Goiás, o senador Ronaldo Caiado (DEM) aparece na liderança 39,7% das intenções de voto. Em empate técnico, José Eliton (PSDB) conseguiu 6,7% e o deputado Daniel Vilela (MDB) foi citado por 6,2%. Mas, é na espontânea que está o número que melhor representa o momento: 77,3% disseram que ainda não têm candidato ao Executivo.

A divulgação da pesquisa foi precedida de especulações que não se confirmaram. (Leia mais aquí: Pesquisa Serpes /O Popular: Resultado divulgado nas redes sociais é verdadeiro?

A margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Uma novidade da pesquisa foi a inclusão da presidente do PT, Kátia Maria, entre os candidatos. Ela foi citada por 3% dos eleitores.

Dois nomes do PSOL, não chegaram a 2%. Fabrício Rosa foi citado por 1% e 0,9% disseram que votariam em Weslei Garcia.

Leia Também

O índice dos que disseram que votariam nulo (20,3%) enquanto os que disseram que ainda não decidiram é maior (22,1%). Há uma margem de 44,4% dos eleitores para serem conquistados.

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Popular, em texto de Fabiana Pulcineli, “na divisão da pesquisa por regiões do Estado, Caiado tem o maior porcentual no Noroeste (57,8%) e o menor no Entorno do Distrito Federal (27,2%). Na capital, ele aparece com 39%, contra 7,3% de Eliton e 6,8% de Daniel”.

A publicação detalha, ainda, que “as regiões Centro e Norte, o democrata registra 44,3% e 44,4%. No Sudoeste, 41,2% e no Sul, 33,3%.É na Região Noroeste em que Eliton também alcança o maior porcentual – 12,5%. Já Daniel, que tem apenas 1,6% nesta região, salta para 21,2% no Sudoeste. No Entorno, o governador tem 5,1% e o deputado, somente 0,7%. Fica no Entorno o maior porcentual de eleitores que dizem votar nulo ou que ainda não decidiram – 28,7% e 33,8%, respectivamente”.

LEIA MAIS:

Daniel Vilela e Ronaldo Caiado tem pacto para o segundo turno, disse Iris

PTB aponta critérios para decidir vaga entre Demóstenes e Lúcia Vânia

Espontânea

O número mais impressionante da pesquisa está na espontânea. Quando o entrevistador pergunta ao eleitor sobre a opção de voto para governador de Goiás, sem apresentar a lista de votos, os indecisos são 77,3%.

Segundo O Popular, “Caiado lidera as intenções de voto com 8,7%. Eliton tem 1,5% e Daniel, 1%. Dos eleitores consultados, 10,1% afirmaram que vão anular o voto ou não vão votar”.

A indecisão é maior entre eleitores com nível superior (64,5%).

Rejeição tem empate técnico

A pesquisa Serpes/O POPULAR aponta empate, dentro da margem de erro entre os candidatos a governador. Em primeiro, aparece Caiado com rejeição de 25,2%, seguido por José Eliton e Daniel Vilela com 24,3%.  44,7% dos eleitores disseram que não rejeitam nenhum candidato e 6,7% ainda não se decidiram.


Metodologia da pesquisa

Dados publicados pelo jornal O Popular registram a pesquisa na Justiça Eleitoral:

Universo: Eleitores do Estado de Goiás
Tamanho da amostra: 801 eleitores
Margem de erro: 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Intervalo de confiança: 95%
Regiões pesquisadas: Goiânia; Inhumas; Nerópolis; Anápolis; Goianápolis; Guapó; Senador Canedo; Aparecida de Goiânia; Goianésia; Porangatu; Uruana; Ceres; Abadiânia; Luziânia; Novo Gama; Formosa; Simolândia; Águas Lindas; Piracanjuba; Ipameri; Catalão; Morrinhos; Itumbiara; Santa Helena; Rio Verde; Jataí; Caçu; São Luís de Montes Belos; Iporá; Vila Boa de Goiás e Faina.
Coleta de dados: 30 de março a 5 de abril
Contratante: J. Câmara e Irmãos/Jornal O Popular
Registro: Esta pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número BR-07829/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo número GO-05562/2018 no dia 29 de março de 2018.
Responsabilidade técnica: Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda.


Leia mais sobre: / / / / / Destaques / Política

Recomendado Para Você