A prefeitura de Aparecida de Goiânia publicou nota informando que a Polícia Militar (PM) estaria orientando os comerciantes da cidade a fecharem seus estabelecimentos para que o Decreto do estado de Goiás seja cumprido. O documento entra em vigor a partir de hoje. No entanto, segundo a prefeitura, uma portaria de 14 de março permite que regiões do município possam abrir os comércios, é o escalonamento adotado pelo prefeito Gustavo Mendanha (MDB).
“Em relação à ação da Polícia Militar do estado de Goiás orientando o fechamento do comércio em diversas regiões de Aparecida, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid esclarece que a Portaria 22/2021, publicada no Diário Oficial Eletrônico em 14 de março, continua em vigor. Portanto, os comerciantes estão legalmente amparados para seguir o isolamento social intermitente por escalonamento regional”, diz trecho da nota da prefeitura.
Nos comentários da publicação no Facebook da prefeitura, algumas pessoas relataram que comerciantes estão sendo orientados a fecharem suas lojas e isso estaria causando uma tensão entre os trabalhadores.
De acordo com nota do comitê responsável pelas decisões de combate à pandemia da covid-19, as medidas do documento estadual são semelhantes às do estado.
“O Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida de Goiânia esclarece que o modelo de isolamento social intermitente por escalonamento regional é semelhante ao modelo 14 por 14 dias. Considerando um ciclo de 28 dias, cada macrozona vai fechar 14 dias também”.
Leia Também
Ainda segundo o comitê, as medidas continuam até à reunião próxima, que será na sexta-feira (19).
” [O comitê] esclarece ainda que a Portaria continua em vigor até a realização da reunião semanal, prevista para sexta-feira”.
A reportagem está em contato com o comando da PM de Aparecida de Goiânia e esse texto será atualizado assim que houver mais detalhes acerca desse assunto.