O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), disse na manhã desta quinta-feira (28/1) que sua equipe está em estudos para a criação do Renda Família, o auxílio (a princípio de R$ 300,00) que seria destinado às famílias em situação vulnerável devido às perdas causadas pela pandemia da covid-19.
“No que desrespeito à economia, é um assunto que estamos estudando aqui em Goiânia, para neste caso específico, nós já estamos preparando o Renda Família, que é o que o município fará para as famílias mais vulneráveis, que perderam empregos durante essa pandemia desde o ano passado. Então este é um projeto da prefeitura para estas famílias, já para a economia de empresários e comerciantes nós estamos fazendo estudos para que possamos buscar condições para acertar, mas neste momento em que assinamos esse decreto estamos fazendo para que as pessoas entendam que a questão da covid é uma verdade, é uma realidade, muitas pessoas perderam parentes, perderam amigos”, completou o prefeito em entrevista à Rádio Interativa de Goiânia.
O chefe do Executivo goianiense também mencionou sobre a situação da pandemia da covid-19, do combate da prefeitura ao vírus e enfatizou que no momento a taxa de ocupação de pacientes contaminados pelo novo coronavírus em Goiânia é “confortável” e informou que o município criou mais novos leitos.
“A questão de aumentar a capacidade de leitos não significa melhorar as condições, porque Goiânia, hoje, está numa situação confortável, nós criamos na cidade de Goiânia, nos últimos dias, mais novos 30 leitos para a covid-19, até o dia de ontem estamos com 57% de UTI e 47% de enfermarias ocupados… não significa que o aumento dos leitos vai resolver o problema, essa taxa de ocupação está nos parâmetros do Ministério da Saúde. A ação que nós estamos tomando neste momento é para que não aconteça o que está acontecendo hoje, em Manaus, e em algumas cidades no interior de Goiás, então é o que pretendemos com estas ações”, ressaltou Rogério.
O prefeito assinou na noite desta quarta-feira o decreto que, com mesmo mote do decreto do governo do estado, proíbe o funcionamento de bares, restaurantes e similares a partir das 23h. Com esta decisão, o prefeito entende que a fiscalização torna-se mais fácil para as autoridades competentes e com a incumbência de evitar que o sistema de saúde em Goiânia fique semelhante ao de, por exemplo, Manaus.
Leia Também
“Nós estaremos acompanhando de perto a evolução do problema, que é a Covid-19. Nós estamos entrando na segunda onda. Esperamos que não atinja a nossa cidade Goiânia, é o que torcemos para que não aconteça”, concluiu Rogério.