PUBLICIDADE

Processo seletivo é inciado para marcar nova gestão da Orquestra Filarmônica de Goiás

O Governo de Goiás lança, ainda este ano, edital de chamamento público para contratação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para gerir a Orquestra Filarmônica de Goiás. A entidade, sem fins lucrativos, também será a gestora da Escola de Artes Basileu França. O processo é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).

Segundo o secretário, Marcio Cesar Pereira, o edital será aberto até o final do ano e deve ser concluído em março de 2021, quando haverá a divulgação da empresa vencedora e a recontratação dos músicos da orquestra.

PUBLICIDADE

“Esta é a melhor forma de contratação dos músicos”, avaliou o titular da Sedi. Outra vantagem, segundo o secretário, é que os alunos do Basileu terão mais clara a perspectiva de estar em uma orquestra profissional.

“Apesar de ser de excelente qualidade, a Orquestra Jovem de Goiás, na qual os alunos hoje se apresentam, é uma orquestra de formação”, disse o secretário. “Os músicos da Filarmônica também poderão ser professores do Basileu, o que vai melhorar, e muito, o processo de formação dos alunos e ainda na seleção dos músicos para a orquestra”, pontuou.

PUBLICIDADE

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, agência gestora do Centro Cultural Oscar Niemeyer, explicou que os contratos dos integrantes da orquestra eram temporários, estavam vencidos e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) indeferiu o pedido de prorrogação por infringir a Constituição Federal.

Leia Também

Descumprir a determinação poderia gerar multa para o Estado e responsabilização dos gestores e dos próprios músicos. “A contratação de uma entidade para gerir a orquestra garante segurança jurídica para o Estado e para os músicos. Até lá, vamos desenvolver projetos de gravação e divulgação da Filarmônica no Brasil e no exterior”, assegurou.

PUBLICIDADE

A Orquestra Filarmônica de Goiás é considerada um dos três corpos sinfônicos mais relevantes do cenário musical brasileiro. O reconhecimento se deve a diversos fatores, entre eles a excelência artística dos músicos e musicistas, a trajetória do regente titular Neil Thomson e as experiências culturais que ela proporciona à população por meio de seus concertos, apresentações em parques, igrejas, centro comerciais, ambientes acadêmicos, entre outros.

Um dos destaques da Filarmônica é o seu comprometimento com a educação de crianças e jovens. Por meio dos concertos didáticos, a orquestra oferece práticas educacionais lúdicas.

Redação do Blog

Posts recentes

Lei de deputado goiano sobre economia criativa é aprovada no Senado

O Plenário do Senado aprovou o uso de recursos dos fundos constitucionais de financiamento regional…

% dias atrás

Senador goiano Vanderlan Cardoso é eleito vice-presidente da CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado elegeu o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO)…

% dias atrás

Caiado defende anistia para condenados por 8 de janeiro

Em ato na em São Paulo que reuniu sete governadores e milhares de manifestantes pediram…

% dias atrás

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Os contribuintes têm três opções para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025: pelo programa para…

% dias atrás

Consignado CLT: saiba os cuidados na hora de contratar um empréstimo

Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da…

% dias atrás

FGV reconhece trabalho do Governo de Goiás na formação de professores da Rede estadual

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, reuniu-se na quinta-feira (03/04) com o diretor-geral da Fundação…

% dias atrás