Destaques • atualizado em 27/02/2023 às 01:28

PROUNI 2023 abre inscrição para 288 mil bolsas

Jovens conectados com a tecnologia e suas preferências em estudo do NUBE
Jovens conectados com a tecnologia e suas preferências em estudo do NUBE

A partir da próxima terça-feira (28), estarão abertas as inscrições para a primeira seleção de 2023 do Programa Universidade para Todos (Prouni), que se encerrará no dia 3 de março. Serão disponibilizadas 288.112 bolsas, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de março.

Com o objetivo de auxiliar os interessados em concorrer a uma bolsa, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou todas as informações sobre as vagas oferecidas em todo o país, incluindo 14.346 cursos de graduação em 995 instituições privadas de ensino superior, em todos os estados e no Distrito Federal.

A consulta pode ser realizada na página do Prouni, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, permitindo a busca por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância), curso, turno, instituição e localidade do campus. São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro são os estados com o maior número de bolsas disponíveis.

Podem se inscrever no Prouni aqueles que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 ou 2021, sendo considerada a edição em que o estudante obteve a melhor média de notas. Para concorrer, é necessário atingir a pontuação mínima de 450 pontos na média das notas e não zerar a redação. Além disso, não é permitido ter participado do Enem na condição de treineiro.

Para obter uma bolsa integral, é preciso comprovar uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.

Leia Também

História do PROUNI

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) foi criado em 2004 pelo governo federal brasileiro com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior para estudantes de baixa renda. O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior em todo o país.

Desde sua criação, o PROUNI tem tido um impacto significativo na vida de milhares de estudantes brasileiros. Em seu primeiro ano de existência, o programa ofereceu cerca de 112 mil bolsas de estudo, número que aumentou para mais de 300 mil bolsas em 2021.

Além de aumentar o acesso à educação superior, o PROUNI tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino em instituições privadas. As universidades que participam do programa são avaliadas pelo Ministério da Educação e precisam cumprir requisitos de qualidade para poderem oferecer as bolsas de estudo.

O PROUNI tem se mostrado uma ferramenta importante para a inclusão social e para a redução das desigualdades no país. Estudos indicam que os estudantes beneficiados pelo programa têm uma taxa de empregabilidade mais alta e uma renda média maior do que aqueles que não têm acesso à educação superior.

Além disso, o programa é considerado fundamental para a diversidade nas universidades, uma vez que grande parte dos beneficiários são afrodescendentes, indígenas e estudantes que se autodeclaram como pardos. Essa diversidade tem um impacto positivo na formação acadêmica e na vida social dos estudantes, segundo vários relatórios sobre o programa.


Leia mais sobre: / / Destaques / Educação

Recomendado Para Você