Destaques • atualizado em 01/07/2020 às 22:20

Recordes indigestos: mais de 1142 novos casos e 46 óbitos registrados nas últimas 24 horas por conta da Covid-19

A alta no contágio serve de alerta.
A alta no contágio serve de alerta.

Desde que o primeiro caso confirmado em Goiás por coronavírus, em março, até esta quarta-feira (01/07) já somam mais de 25 mil casos confirmados por conta do novo coronavírus.  O número deverá  passar com facilidade os 26 mil já amanhã, dado o avanço do contágio. Ontem, na terça-feira (30/06) os números registraram 24.666. São 1.142 novos casos confirmados em um dia.

 Os números acelerados mostram que os óbitos atingiram um novo recorde: 48 registrados em 24 horas. A aceleração nos números dos novos casos confirmados e das mortes que totalizadas já passam das 500 vítimas elevou o alerta e reforçam a necessidade de medidas incisivas.

De acordo com os números disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde, há 48 óbitos suspeitos que estão em investigação. Foram 169 apenas em Goiânia. Na região metropolitana, em Aparecida foram 55 vitimas. Há também mais de 62 mil casos a serem confirmados e outros 30.543 já descartados.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) destacou a marca de mais de mil casos contaminados em um dia e relembrou a quarentena preventiva feita em março e jogou na conta dos prefeitos a descontinuidade e instituição de uma ‘flexibilização progressiva’. ” “Fizemos uma quarentena preventiva no início, em março ainda, quando alcançamos 66% de adesão da população ao isolamento social. Num segundo momento, preparávamos uma flexibilização progressiva, que foi rejeitada pela maioria dos prefeitos em nossa reunião por videoconferência”, relembrou Caiado, referindo-se à conversa de mais de quatro horas realizada dia 18 de maio.

Mais uma vez também, o governador garantiu que se a prerrogativa de traçar e implementar as estratégias de combate à Covid-19 fosse dele, a quarentena alternada já estaria em pleno funcionamento em Goiás porém, decisão do Superior Tribunal Federal (STF), dá autonomia para Estados e municípios decidirem o caminho a seguir de forma independente.

Leia Também

Leia mais sobre: Destaques / Goiás / Notícias

Recomendado Para Você