PUBLICIDADE

Revitalizada, Nova Praça do Cruzeiro respira nostalgia e modernidade

Nova Praça do Cruzeiro promete promover atividades para moradores

Quando a Praça do Cruzeiro foi projetada e inaugurada em meados de 1940, o Comendador Germano Roriz, tinha aproximadamente 40 anos. A essa altura, havia registrado e batizado a primeira pessoa nascida na capital também recém inaugurada: sua filha Goiany. Se estivesse vivo, aos 121 anos, teria orgulho em ver revitalizada a Praça que leva seu nome e que é um ponto turístico de Goiânia.

Na última sexta-feira, (17/07) a Prefeitura de Goiânia entregou as obras revitalizadas de uma bonita e moderna Praça, com presença do prefeito Iris Rezende. A reestruturação do espaço faz parte do projeto ReViva Goiânia. Se o fervoroso cristão estivesse vivo, veria uma verdadeira reestruturação paisagística no loca com um ajardinamento mais moderno, árvores nativas, palmeiras, gramado e plantas resistentes e coloridas. Um local perfeito para passear (com máscara e respeitando distanciamento social) nos finais de semana.

PUBLICIDADE

Na praça, tombada pelo patrimônio histórico do município, a antiga fonte luminosa passou a ser um espelho d’água. No local, houve instalação de parque infantil e estação de ginástica. Um lugar perfeito para passear com os filhos e colocar aquela atividade física em dia e as imagens do fotógrafo Jackson Rodrigues mostram bem.

“A restauração da Praça do Cruzeiro é na verdade uma demonstração de respeito da população atual aos nossos antepassados”, lembrou o prefeito Iris Rezende (MDB). Pudera, o Comendador Germano Roriz foi um personagem histórico para o Estado de Goiás e a capital goianiense. Nascido em Luziânia, em maio de 1899, publicou o primeiro jornal de Goiânia, intitulado Nossa Goiás ou Nova Capital e foi diretor do jornal Vida Goyana, de acordo com a série “Em Cada Canto, Uma história”, publicada no Jornal O Popular, em 2010.

PUBLICIDADE
Busto de Germano Roriz (foto Jackson Rodrigues)

O Nome Praça do Cruzeiro

O nome popular se dá ao símbolo cristão do Cruzeiro já existente mesmo antes da criação da Praça e que teve seu patrimônio tombado pelo Poder Municipal. Nada que não combinasse mais com quem dá o nome à Praça. Germano Roriz era católico fervoroso. O comendador dedicou sua vida à igreja e recebeu a comenda comenda de Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno do Papa João XXIII, em 1968. Além dele, apenas outros quatro brasileiros receberam o título mais alto do Vaticano.

Leia Também

Quando faleceu em 1968, a Praça que leva seu nome já tinha seus mais de 40 anos e se colocava como ponto de encontro para moradores vizinhos às ruas 84, 86, 87, 88, 89 e 90. Mesmo para quem mora em bairros mais centrais ou na região do Setor Pedro Ludovico, a Praça não está tão longe e pode ser facilmente acessada. Há muitas linhas de ônibus que passam por ali. 

PUBLICIDADE
Domingos Ketelbey: