PUBLICIDADE

Rogério Cruz amplia leque de alianças e traz PP para o governo

Rogério Cruz (Foto: Divulgação)

O prefeito Rogério Cruz segue sua tentativa de trazer para si aliados políticos, numa busca de governabilidade, tanto na Câmara como para pavimentar sua reeleição em 2024. Para isso, entregou a Secretaria de Educação para o Progressistas, partido presidido por Alexandre Baldy. Wellington Bessa (DC), um dos mais competentes secretários da gestão, terá dois destinos: ou volta para o legislativo ou será remanejado na administração.

O Progressistas já flertava com o cargo desde antes da abertura da Comissão Especial de Inquérito que apurava irregularidades na Comurg. A negociação teve forte repercussão negativa entre os vereadores que ameaçaram retaliação em caso de uma eventual queda de Bessa da pasta.

PUBLICIDADE

Bessa está na Educação desde que o grupo do vice-governador Daniel Vilela (MDB) abandonou a gestão, ainda no primeiro trimestre da administração, em 2020 e é tido como um dos parlamentares que mais entregam resultados ao Paço. A dança das cadeiras desagradou os parlamentares que indicaram seu nome.

A assinatura de vereadores da base para abertura da CEI da Comurg foi um claro sinal da insatisfação dos parlamentares. Quase três meses depois, a situação mudou. Cruz conseguiu articular maioria na Comissão e entregou cargos estratégicos aos vereadores que antes atribuíam fogo à sua administração.

PUBLICIDADE

Há também a possibilidade de Bessa assumir outro cargo no primeiro escalão da Prefeitura: o da secretaria de Governo, responsável pela articulação política. O vereador licenciado assumiria o cargo do ex-deputado federal Jovair Arantes (Republicanos) que, de acordo com rumores, deve deixar em breve o posto.

Leia Também

A avaliação de alguns vereadores e auxiliares de Rogério Cruz ouvidos pela reportagem do Diário de Goiás é que desde que assumiu, Jovair mais atrapalhou do que ajudou na gestão. Em entrevista recente ao O Popular, o ex-deputado federal minimizou os rumores.

PUBLICIDADE

Rogério Cruz comentou especificamente a situação ao falar da entrada do Progressistas na gestão em entrevista à CBN Goiânia nesta sexta-feira. “O PP, quase certo que a partir do dia primeiro já assume a Educação”, disse apesar de ainda aguardar a indicação da legenda sobre a nomeação: Estou aguardando o presidente Alexandre Baldy trazer o nome para ser indicado”. 

Os bastidores, no entanto, indicam que Eerizania Éneas de Freitas, ex-secretária de Cultura de Anápolis deverá ser a nomeada. E o Bessa? Cruz indicou que deverá contar com ele e deixou em aberto do titular ocupar outro espaço na administração. 

“O Bessa é vereador e tem colaborado muito com a nossa gestão. É um dos secretários que tem aí resultados positivos na pasta que assumiu, que é a Educação. E, com certeza, ele estará na Câmara, estando na base, ou continuará conosco em alguma outra pasta”.

Domingos Ketelbey: